Com aumento do consumo na ordem de 20% e desabastecimento em vários pontos de Ivaiporã, a Sanepar colocou nas ruas do município equipes técnicas em um trabalho ostensivo de caça a vazamentos na rede distribuição de água. Caminhões-pipa também estão sendo usados para complementar o sistema de abastecimento.
O gerente regional da Sanepar Luiz Carlos Jacovassi explica que o calor fez disparar o consumo de água na região desde o fim do ano passado e isso, somado a questões operacionais, está dificultando a regularidade no abastecimento. “Registramos um acréscimo de 20% no consumo, ao compararmos janeiro e fevereiro de 2024 com o mesmo período do ano passado”, pontua. “Este é um momento que estamos fazendo todo o possível para regularizar a situação. A população precisa evitar desperdícios e também procurar se há vazamentos e viabilizar os reparos dentro dos seus imóveis”, destacando que a população pode comunicar qualquer suspeita de vazamento na rua pelo telefone: 43-2102-3566.
Para minimizar a oscilação de pressão na rede e o desabastecimento em horários de pico e nos pontos mais distantes da cidade, a Sanepar está complementando os reservatórios com o auxílio de caminhões-pipa.
AMPLIAÇÃO
Segundo a Sanepar, deve ter início nos próximos dias a obra que vai ampliar em 25% a capacidade de produção de água em Ivaiporã. A obra consiste na interligação do poço 4 ao sistema existente, cuja capacidade de produção é de 80 mil litros por hora. Também serão implantados dois reservatórios em fibra de vidro, com capacidade de 100 mil litros de água cada um, três novas elevatórias e mais de 15 mil metros de tubulações, entre linhas de adutora e rede de distribuição.