Fevereiro promete ser movimentado em Arapongas. O calendário inicia com a Movelpar Home Show 2026, que levará a Assembleia Itinerante à cidade no dia 4. Nesta mesma data, conforme o Superintendente de Apoio aos Municípios (SAM) da Casa Civil, Sérgio Onofre, deve ocorrer a entrega do Hospital Nossa Senhora de Fátima, instalado no antigo Hospital Santa Rita. Onofre também adiantou a previsão de inauguração da Unidade Poupatempo para o dia 12. A agenda do mês inclui ainda a abertura do Pronto-Socorro da Santa Casa, ampliando a capacidade de urgência e emergência no município. “Será um período importante em diversos segmentos, com a presença de várias autoridades do Estado e da região”, comentou o superintendente. Para ele, os investimentos refletem a força e a relevância de Arapongas no cenário estadual: “Estamos falando de entregas que impactam diretamente a vida das pessoas”.
POLÍTICA
min de leitura -
Agenda cheia em Arapongas
Da Redação
| Edição de
Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.
Prefeito passa por cirurgia
O prefeito de Arapuã, Manoel Salvador (PSDB), está afastado temporariamente do comando da prefeitura por questões de saúde. O gestor foi submetido ontem, no Hospital Norte Paranaense (Honpar), a uma cirurgia cardíaca para a realização de três pontes de safena e de uma mamária. A internação teve início na última segunda-feira (12), quando o prefeito, de 67 anos, deu entrada no Hospital Bom Jesus, em Ivaiporã. Devido à necessidade de exames mais específicos, ele foi transferido na terça-feira para o Honpar. Segundo familiares, o procedimento foi realizado pela manhã e Salvador seguiu para a UTI para recuperação.
Incentivo às corridas
O prefeito Rodolfo Mota (União) sanciona hoje, às 17 horas, em seu gabinete, a lei que institui a política municipal de incentivo e regulamentação da corrida de rua em Apucarana. O projeto, de autoria do presidente da Câmara, Danylo Acioli (MDB), e subscrito pelos vereadores Odarlone Orente (PT) e Eliana Rocha (Solidariedade), resulta de uma articulação com atletas e assessorias esportivas da cidade. Sede da Corrida 28 de Janeiro, uma das mais tradicionais do calendário de pedestrianismo paranaense, Apucarana precisava regulamentar a atividade, que vem crescendo em número de praticantes e eventos.
Melhor mandato
O prefeito de São João do Ivaí, Fábio Hidek (PSD), que está em seu terceiro mandato à frente do Executivo Municipal, garantiu um volume histórico de recursos. No primeiro ano da atual gestão, entre convênios, liberações e projetos já encaminhados, o pacote soma cerca de R$ 60 milhões. O montante contempla obras importantes, incluindo R$ 15 milhões para a pavimentação da Estrada do Ubaúna, um novo Cras, o Calçadão da Praça da Bíblia, a Maternidade Municipal, UPA e o Lar dos Idosos. “Acredito que, comparado às minhas duas outras gestões, este foi o melhor ano que já tive em termos de conquistas para São João do Ivaí”, afirmou.
Gleisi para o Senado
A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Gleisi Hoffmann, tentará voltar ao Senado Federal. Hoje deputada federal licenciada, cargo ao qual pretendia concorrer novamente, Gleisi mudou de planos para atender a um pedido direto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que deseja reforçar a bancada no Senado. Ela já ocupou a Casa, tendo sido eleita em 2010. Com a reconfiguração da estratégia petista para as eleições, abre-se espaço para o deputado Arilson Chiorato, atual líder da oposição na Assembleia Legislativa, disputar uma vaga na Câmara Federal. Arilson, que tem a ministra como “madrinha” política, já teria a dobradinha garantida na campanha eleitoral.