CIDADES

min de leitura - #

Começa neste mês a cobrança do licenciamento anual de veículos

Da redação

| Edição de 04 de agosto de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Começa em agosto o calendário de pagamento do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV). A taxa é obrigatória e o vencimento ocorre de acordo com a tabela de datas correspondentes ao dígitos finais do veículo. 

Imagem ilustrativa da imagem Começa neste mês a cobrança do licenciamento anual de veículos


O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) destaca que a tabela de vencimento segue até novembro e pode ser consultada no endereço eletrônico do Detran (www.detran.pr.gov.br). Para os veículos com placas terminadas em 1 e 2, o prazo de pagamento encerra em agosto. Para as placas com final 3, 4 e 5, em setembro; finais 6, 7 e 8 em outubro; e finais 9 e 0 no mês de novembro.
A taxa pode ser paga nos terminais de autoatendimento do Detran, no Banco do Brasil, Sicredi, Bancoob, Banco Rendimento e Santander. É importante lembrar, ainda, que é possível pagar qualquer guia do Detran, com código de barras, com cartões de débito de todos os bancos nos caixas do BB. Automaticamente, o documento será encaminhado pelos Correios para o endereço cadastrado junto ao órgão - que deve estar atualizado. 
O motorista flagrado circulando com veículo não licenciado comete uma infração gravíssima. O Art. 230, V do Código de Trânsito Brasileiro prevê aplicação de multa de R$ 293,47, perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e apreensão do veículo. 

IPVA
O documento CRLV só é emitido após a quitação do Licenciamento e dos demais débitos, como multas e IPVA. A data para o pagamento do IPVA varia de acordo com o dígito final de cada placa. Proprietários que não efetuaram o pagamento, devem pagar o valor total com inclusão de juros. 
Vale lembrar que em caso de veículos isentos de IPVA, o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT), que é administrado pela Seguradora Líder, designada pelo Governo Federal, venceu junto com a primeira parcela do IPVA. Contudo, no caso de veículos isentos do tributo, o seguro é pago junto com o emplacamento ou no licenciamento.