CIDADES

min de leitura - #

Comércio de Apucarana começa hoje a funcionar até as 22 horas

Fernando Klein

| Edição de 06 de dezembro de 2022 | Atualizado em 06 de dezembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Comércio de Apucarana começa hoje a funcionar até as 22 horas

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Ocomércio de Apucarana abre hoje oficialmente a temporada de Natal, quando as lojas começam a funcionar até as 22 horas. O calendário especial de atendimento contará com uma mudança logo na largada. Por conta da final da Copa do Mundo, o comércio vai abrir neste domingo (11), das 9 às 18 horas. Inicialmente, o funcionamento estava previsto para o último domingo antes do Natal, dia 18. No entanto, a mudança foi acordada porque a decisão do Mundial está prevista justamente para esse dia, o que poderia prejudicar o movimento. 

Um termo aditivo oficializando a antecipação de abertura das lojas para este domingo foi assinado ontem à tarde pelas diretorias do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana) e do Sindicato dos Empregados no Comércio de Apucarana (Siecap).

A presidente do Sivana, Aída Assunção, afirma que antecipação é a medida mais sensata. “Independentemente se o Brasil estiver ou não na final da Copa do Mundo dia 18, todo mundo vai querer assistir. Então, isso iria prejudicar de qualquer maneira o funcionamento do comércio”, afirma Aída, observando, no entanto, que acredita na presença da seleção brasileira na grande decisão do Mundial. “Com o Brasil na final então, a antecipação seria mais do que justificada”, assinala. Assim, o comércio ficará fechado no dia 18.

A presidente do Sivana afirma que o clima é de muito otimismo, com projeção de aumento de vendas entre 10% e 15% neste ano. “Um termômetro positivo foi a movimentação na Black Friday (em 25 de novembro), quando as lojas abriram até as 22 horas. O aumento de vendas foi na ordem de 10%”, conta. 

Aída assinala que esses resultados positivos – e também o otimismo para o Natal – têm relação direta com a decoração das ruas. “A iluminação já estava ativada na Black Friday e fez toda a diferença. Agora, com a abertura das lojas até as 22 horas, estamos esperando uma grande movimentação”, projeta. 

As lojas funcionarão à noite até 23 de dezembro (sexta-feira). No sábado (24), véspera do Natal, o atendimento será até as 18 horas.

VAGAS TEMPORÁRIAS

As lojas iniciam hoje o esquema especial de atendimento ainda com empregos disponíveis para atender o aumento da demanda. Segundo Aída Assunção, um grande número de lojas não conseguiu preencher as vagas temporárias ofertadas e, inclusive, outras definitivas. A Agência do Trabalhador de Apucarana estimou em 500 as vagas temporárias para o final de ano na cidade.