CIDADES

min de leitura - #

Concurso gastronômico elege pratos típicos para representar Arapongas

Vanuza Borges

| Edição de 28 de novembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


“Terra Roxa”, torta doce feita à base de café e abacate, e “Happy Hour Arapongas”, receita de iscas de frango empanadas e molho de abacate, são os legítimos representantes da culinária araponguense. A escolha dos pratos típicos aconteceu anteontem à noite no Espaço VZ/Doce Art e foi acompanhada por mais de 300 pessoas. As receitas selecionadas valorizam ingredientes produzidos no município e vão integrar um livro, “Sabores de Arapongas”.

Imagem ilustrativa da imagem Concurso gastronômico elege pratos típicos para representar Arapongas


As seletivas, que começaram no início do mês, revelaram o engajamento dos araponguenses. O autor do prato salgado escolhido pelos jurados não é um veterano da cozinha. Ao contrário, Célio Silva, de 46 anos, é vigilante, corretor de imóveis e passa longe do fogão, inclusive nos finais de semana. De chefe, ele só tem a vestimenta. “Gosto de usar minha roupa de chefe para brincar com os amigos quando tem churrasco, mas me interessei muito quando fiquei sabendo do concurso. Na mesma hora comecei a pensar e já criei a receita na minha cabeça”, revela.
“Foi algo muito intuitivo e comecei a testar a receita em casa até acertar todos os detalhes, principalmente do molho, que é muito sensível. É um prato muito simples, barato e espero ver realmente nos restaurantes e bares de Arapongas. Quero que realmente faça parte do cardápio”, espera, revelando que irá dar continuidade ao lado cozinheiro. Tanto ele, quanto o ganhador do prato doce, o empresário do setor gastronômico Reginaldo Cesar Durigão, autor da torta “ Terra Roxa”, ganharam um curso tecnólogo em gastronomia, além de um micro-ondas.
A Secretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Niele Melo, comenta que a participação e a qualidade dos pratos foram satisfatórias. “Isso mostra o quanto o concurso foi aberto. Tivemos receitas inscritas por empresários, donas de casa, chefes de cozinha e inúmeros outros profissionais”, avalia, observando o objetivo do concurso era criar um prato típico que valorizasse produtos da agricultura local, entre eles, o ovo, abacate e frango.
O concurso foi dividido em três etapas, levando para a grande final 10 candidatos, que se dividiram nas apresentações de pratos doces e salgados. Todos os pratos foram avaliados através de uma comissão técnica, formada por profissionais renomados da área gastronômica.
Ao final da degustação, cada prato recebeu uma nota, chegando assim, aos vencedores nas categorias doce e salgado.
O prefeito Sérgio Onofre, que participou do evento, reconheceu o trabalho realizado ao longo do Concurso Gastronômico e o esforço de todos os candidatos ao prepararem as receitas. “Sem a participação de todos os envolvidos nada disso seria possível. Todos são vencedores”, disse. Ao todo 39 receitas foram inscritas e 27 apresentadas à comissão julgadora na primeira fase do Concurso Gastronômico Sabores de Arapongas.