CIDADES

min de leitura - #

Condenado por furto ao Banco Central de Fortaleza é preso em Borrazópolis

Ivan Maldonado

| Edição de 30 de março de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Polícia Militar (PM) prendeu no início da manhã de ontem, em Borrazópolis, Jean Ricardo Galian, 39 anos, conhecido “Jean Gordo”. Ele é um dos condenados ao furto ao Banco Central de Fortaleza (CE), em 2005, e tinha cinco mandados de prisão e em seu desfavor. Com extensa ficha criminal, ele tinha cinco mandados de prisão em aberto expedidos pela Comarca de Araçatuba (SP), e veio ao Vale do Ivaí visitar parentes.

Imagem ilustrativa da imagem Condenado por furto ao Banco Central de Fortaleza é preso em Borrazópolis

A ação que levou a prisão de Galian teve início no dia anterior, durante uma abordagem de rotina na BR-376, em Mauá da Serra, a uma Land Rover, segundo informou o tenente Vinícius de Morais Castro da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). “No carro além de Jean, estava a mãe e o irmão dele, que tinha um mandato de prisão em aberto, sendo então encaminhado para a delegacia”, relatou Castro. Após ser ouvido, o irmão foi liberado porque o mandado já havia expirado.
Galian não foi identificado na hora porque a CNH que foi apresentada era falsa. O documento trazia o nome de Carlos Eduardo Albuquerque que, entretanto, constava no sistema como CNH suspensa. O documento e também o veículo foram apreendidos e os três liberados.
A conduta dos envolvidos, entretanto, despertou suspeitas. “Posteriormente, o pessoal do 10º BPM e da 6ª CIPM lograram êxito em descobrir que a documentação apresentada em nome na verdade era falsa. Nessa situação foi levantado o local para onde ele se dirigiu e descobrimos que estava em um sitio, que é de um tio dele em Borrazópolis”, assinala Castro. Quinze policiais participaram da operação.
A prisão ocorreu por volta das 6h30 de ontem. No local os policiais também encontraram um revolver calibre .28. “Ele apresentou novamente os documentos, mas confirmou que se tratava na verdade de Jean Ricardo Galian, o qual tem cinco mandados de prisão em aberto, todos pelo estado de São Paulo. Ele estava em regime semi-aberto e regrediu a pena para regime fechado”, relata Castro.
O tenente relatou ainda, que Galian atualmente morava em Curitiba, onde recentemente se envolveu em uma ocorrência policial. “Há poucos dias ele teria se envolvido em uma violência doméstica com a companheira que estava morando. Inclusive esfaqueou o porteiro do prédio da menina e saiu fugido de lá”, acrescentou o tenente.
Na 53ª Delegacia Regional de Polícia de Faxinal, para onde foi encaminhado, Galian mostrava-se bastante tranquilo e falante, porém quis pouca conversa com a imprensa.
“Sou um ex-bandido. Esses mandados ai são todos por crime comum. No caso do Banco Central sou inocente”, completou.

Furto foi o maior da história
O furto ao Banco Central de Fortaleza ocorrido em 2005 é considerado, o maior do país, quando foram levados R$ 164,8 milhões da caixa-forte. A quadrilha que era formada por 36 criminosos, alugou um imóvel próximo ao Banco Central de Fortaleza e cavaram um túnel de 89 metros que dava acesso ao cofre do banco.
Em 2006, quando foi preso, Jean Galian, conhecido como Jean Gordo, confessou a participação ao Banco Central em depoimento à Justiça Federal, a função dele era puxar areia do túnel, colocá-la em sacos de cereais, e, depois, puxar dinheiro pelo túnel.
Na época, ele também revelou que recebeu uma picape "recheada" com R$ 3,8 milhões, porém parte do dinheiro que recebeu pelo crime foi gasto em resgates para se livrar de três sequestros.
Ainda na década de 2000, Galian foi preso outra vez, por escavar um novo túnel, com a intenção de chegar aos cofres de um banco no Rio Grande do Sul.
No Paraná, Galian já havia cumprido pena na Colônia Penal Agroindustrial, no Complexo Penitenciário de Piraquara, de onde fugiu em 1998. Em 2008, ele teve uma nova passagem pelo sistema prisional do Estado, antes de ser transferido para uma unidade penal em Guarulhos (SP).