Apucarana tem uma nova empresa responsável pelo serviço de coleta e transporte de resíduos sólidos domiciliares até o aterro sanitário. A Costa Oeste Serviços de Limpeza foi contratada em caráter emergencial após reiteradas falhas da empresa antecessora – a Ebepec - e assumiu a atividade na madrugada de ontem com desafio de normalizar rapidamente o serviço, que foi interrompido no final de semana em vários pontos da cidade.

O gerente administrativo da Costa Oeste, Vanderlei Tomas, informou ontem que a empresa já começou a trabalhar em ritmo acelerado, com dois turnos com 46 coletores e 5 motoristas. Cinco caminhões vão fazer seguir o mesmo itinerário e horário que já vinha sendo feito. “Nossos veículos são dos anos 2014/2015 e nosso barracão está instalado na Avenida Curitiba, na Barra Funda”, acrescentou Tomas.
Ontem, vários bairros da cidade estavam com lixo acumulado há dias. Na rua Talita Bresolin, por exemplo, a coleta foi interrompida na sexta-feira. Proprietário de um restaurante, Alex Koono, reparou que desde sábado o lixo vem acumulando na lixeira. “Até recolhemos o lixo para não prejudicar os vizinhos nem os clientes, mas com a chuva também complica”, explica.
Thiago Garcia Santos há 8 anos tem uma oficina na rua e disse que nunca viu o serviço ser interrompido durante tanto tempo. “Os cachorros passam e mexem no lixo. O cheiro ruim também incomoda”, reforça.
De acordo com Paulo Sérgio Vital, procurador jurídico do Município, o serviço vinha sendo alvo de muitas reclamações e, inclusive, deixou de ser prestado por alguns dias. “A empresa que prestava o serviço, a Ebepec, não estava executando adequadamente a coleta, sendo por duas vezes notificada pela interrupção. Por esse motivo, o Município decidiu não renovar mais o contrato, fazendo uma nova cotação para contratação de outra empresa”, esclarece Vital, que adianta que a prefeitura espera que o serviço seja normalizado pela nova empresa dentro de uma semana.
A Costa Oeste Serviços de Limpeza Ltda apresentou o valor de R$ 132,54 por tonelada de lixo coletada e transportada. “O serviço será executado por cinco caminhões, um a mais do que a antiga prestadora. Além disso, haverá ainda um caminhão reserva. Cerca de 80% dos funcionários locais da antiga empresa foram recontratados pela nova empresa”, completa Vital.
Mensalmente Apucarana gera cerca de 2,5 mil toneladas de resíduos. O serviço vem sendo prestado em caráter emergencial, pois o processo licitatório 69/2014 foi suspenso por ordem judicial. A vencedora da licitação foi exatamente a Ebepec. “Há uma sentença de 1º grau, que desclassifica a Ebepec. Caso a decisão seja mantida pela Justiça, possibilitará a contratação efetiva por 5 anos da Costa Oeste, a segunda classificada no processo”, comenta. (Colaborou Fernanda Neme)