CIDADES

min de leitura - #

Padre Dé, que atuou em Apucarana, morre aos 82 anos em Franca

Da Redação

| Edição de 15 de julho de 2016 | Atualizado em 02 de dezembro de 2016

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Morreu ontem, em Franca, no interior de São Paulo, o padre José Afonso Dé, 82 anos. O religioso estava internado na Santa Casa da cidade há mais de 30 dias com complicações de um câncer de próstata.

Imagem ilustrativa da imagem  Padre Dé, que atuou em Apucarana, morre aos 82 anos em Franca

O sacerdote atuou em Apucarana na Paróquia Cristo Rei, no Jardim Diamantina, nas décadas de 70 e 80, em um sacerdócio bastante popular. Por muitos anos, a paróquia era chamada como a ‘Igreja do Padre Dé’.

Em Franca, Padre Dé foi denunciado por uma série de ex-coroinhas e respondeu processo criminal por abuso sexual. Ele chegou a ser condenado em primeira instância a 60 anos de prisão por oito casos, sendo o religioso brasileiro com maior condenação criminal pelo crime. Em seis casos, no entanto, ele acabou absolvido e mantinha recurso nos outros dois junto ao STF.

No início deste ano, o caso do padre Dé foi citado na "lista da vergonha" ao final do filme "Spotlight - Segredos Revelados" -, que ganhou Oscar de melhor longa-metragem.

O filme abordava a história de jornalistas do "The Boston Globe" que, em 2002, revelaram como a Igreja Católica acobertou casos de pedofilia nos Estados Unidos.

Mesmo tendo sido condenado, padre Dé recebia, até onde sua saúde permitiu, fiéis que não acreditavam nas acusações que o sacerdote sempre negou ao longo dos anos. A defesa do padre anunciou, inclusive, que avaliava a possibilidade de processar os produtores do filme por conta da citação de seu nome.

Segundo a cúria de Franca, o padre foi afastado das celebrações religiosas da Paróquia desde o surgimento das denúncias, em 2010.

Ele será sepultado hoje, às 13 horas, no Cemitério Santo Agostinho, em Franca.