CIDADES

min de leitura - #

Cozinha Escola Municipal de Arapongas inicia oferta de cursos

Da Redação

| Edição de 21 de outubro de 2022 | Atualizado em 21 de outubro de 2022
Imagem descritiva da notícia Cozinha Escola Municipal de Arapongas inicia oferta de cursos

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Um curso de preparo de pães e bolachas inaugurou a Cozinha Escola de Arapongas. As aulas, a cargo da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), acontecem no Centro de Referência Nutricional de Arapongas (Cerena).

A Cozinha Escola Municipal de Arapongas é a primeira do Paraná e parte de um projeto piloto que visa oportunizar capacitação e geração de renda, através da realização de aulas de gastronomia, confeitaria e panificação, voltado principalmente para as famílias em situação de vulnerabilidade social cadastradas nos quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS’s) do município - alvo prioritário do programa - e população em geral.

A ideia é a de proporcionar aos alunos inscritos qualificação profissional para o ingresso no mercado de trabalho e melhoria da qualidade de vida da sua própria família. 

De acordo com a secretária da Sesan, Niele Melo, a primeira turma já está completa e, tem colocado em prática todo o aprendizado. “Já tivemos delícias feitas pela primeira turma do curso de pães e bolachas, com a parceira do Senac. Nossa Cozinha Escola Municipal tem uma boa estrutura, o que fortalece o ensino e resultado final. Além dos profissionais que proporcionam conteúdos de qualidade. Estamos muito felizes com este passo incrível dentro da área da segurança alimentar”, falou. Os cursos ofertados dentro do projeto Cozinha Escola Municipal têm a parceria da Sesan com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). 

Por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) são divulgados cursos profissionalizantes voltados à qualificação profissional da população atendida pelos serviços socioassistenciais.  Os interessados devem entrar em contato com o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo para obter maiores informações. Os cursos ofertados são aos beneficiários do Programa Auxílio Brasil e pessoas atendidas pelo Centro Pop. Novas turmas devem ser fechadas em novembro – com aulas nos períodos vespertino e noturno.

Ainda segundo Niele, a ideia é ampliar a grade de cursos profissionalizantes em 2023. “Para o ano que vem estamos preparando uma agenda mais ampla de cursos. Também vamos atender capacitação das merendeiras do município e cozinheiras das instituições beneficentes”, incluiu.