O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) abriu esta semana os envelopes com documentos das empresas disputando as obras de reformas de 13 pontes, viadutos, galerias e passa-gado na região do Vale do Ivaí e outras 16 estruturas na região Norte. As reformas nas estruturas da região Norte têm orçamento estimado de R$ 13,63 milhões, com prazo de execução de 15 meses. No Vale do Ivaí o orçamento estimado para as obras foi de R$ 10,34 milhões, com prazo de 14 meses.
Agora a comissão de julgamento do DER/PR vai analisar a documentação das quatro participantes e publicar um resultado final no portal Compras Paraná e em Diário Oficial. As duas licitações acontecem na modalidade Concorrência Pública.
Na sequência os processos seguem para homologação e daí tramitam para assinatura de contrato. Após as contratadas apresentarem um plano de trabalho, que precisa ser aprovado pelo DER/PR, será emitida ordem de serviço para início das atividades.
Estão previstos reparos das estruturas de concreto, instalação de dispositivos de drenagem, recuperação e instalação de dispositivos de segurança, como defensas metálicas; melhorias no pavimento, reforço na sinalização horizontal e vertical, roçada da vegetação, poda de árvores próximas ao tabuleiro, além de nova pintura.
No Vale do Ivaí, serão beneficiadas as pontes do Rio Ivaí, entre São João do Ivaí e São Pedro do Ivaí; Rio Alonso, entre Cruzmaltina e Grandes Rios; Rio das Antas, também em Grandes Rios; Rio Branco, em Rio Branco do Ivaí; Rio das Antas II, em Grandes Rios; Rio Bom, entre Kaloré e Borrazópolis e um Passa Gado, em Borrazópolis.