CIDADES

min de leitura - #

Devoção a Nossa Senhora de Lourdes é parte da história de Apucarana

DA REDAÇÃO

| Edição de 11 de fevereiro de 2022 | Atualizado em 17 de fevereiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Padroeira de Apucarana e de toda diocese, Nossa Senhora de Lourdes é também padroeira dos enfermos. A santa, que apareceu em Lourdes, na França, no dia 11 de fevereiro 1858, está relacionada à história da cidade desde a realização da primeira missa. Quem faz esse resgate é o cura da Catedral Nossa Senhora de Lourdes, padre José Roberto Rezende. Confira a entrevista.

Quando começou a devoção a Nossa Senhora de Lourdes?
Padre Rezende: A devoção à Nossa Sra. de Lourdes teve início em 11 de fevereiro de 1858 na Gruta de Massabielle às margens do Rio Gave nos Pirineus-França. Naquele dia a Bem-Aventurada Virgem Maria se manifestou à jovem Bernardete Soubirous. Essas aparições se repetiram por 18 vezes. Em uma das aparições a Senhora revelou a Bernardete: “Eu sou a Imaculada Conceição”.

O senhor já esteve em Lourdes na França? 
Sim. Por duas vezes tive a oportunidade de visitar aquele Santuário. Lugar belíssimo não apenas pela paisagem natural, ou pelas três suntuosas Basílicas que lá foram construídas, mas pela mística que envolve tudo aquilo. Fascinante ver nas santas missas, procissões com o Santíssimo Sacramento e demais orações a presença dos enfermos sendo conduzidos em macas e cadeiras de rodas por jovens que se inscrevem como voluntários e para lá vão prestar esse serviço. Diariamente além das santas missas Solenes, há ainda uma procissão com o Santíssimo Sacramento pela área externa do Santuário e ainda a noite é rezado o “Terço Internacional” onde cada dezena é recitada em um idioma.

Por que a data coincide com o Dia mundial dos enfermos?
A data, de origem religiosa, tem o intuito de alertar a sociedade e comunidade mundial para a necessidade de condições melhores de tratamento e atenção às pessoas doentes. Por iniciativa do Papa João Paulo II, o dia foi criado em 11 de fevereiro de 1992. No Brasil, o Dia do Enfermo foi instituído através de uma iniciativa do Ministério da Saúde que, em 2002, lançou o programa de humanização dos hospitais, procurando transformá-los em ambientes mais humanos e sociáveis, não só entre os profissionais e os doentes, como também com a participação de parentes e amigos. Para esse ano o Papa Francisco escreveu uma mensagem para a ocasião onde cita entre outras coisas: “O doente é sempre mais importante do que a sua doença, e por isso qualquer abordagem terapêutica não pode prescindir da escuta do paciente, da sua história, das suas ansiedades, dos seus medos”.

E em nossa cidade porque Nossa Senhora de Lourdes é Padroeira? 
Em nossa cidade um quadro, uma estampa de Nossa Senhora de Lourdes já figurava no Altar da Primeira santa Missa aqui celebrada. Os pioneiros construíram um Altar na clareira da mata usando o que a natureza oferecia. A ornamentação coube à senhora Teresa de Almeida no local onde hoje está o Platô da Praça Rui Barbosa. E assim, de carroça foram buscar padre Carlos Dietz em Londrina para celebrar a missa. Quando o padre foi dar início à cerimônia, pediu se alguém tinha alguma Imagem para ser colocada sobre o Altar. O senhor José de Oliveira Rosa foi até sua casa e trouxe um quadro com a estampa de Nossa Senhora de Lourdes. E assim desde o dia 08 de dezembro de 1937, uma quarta-feira, por volta das 15 horas, Nossa Senhora de Lourdes passou a interceder por nossa terra. Em 1940, para a Primeira Capela, recém construída, o senhor Atílio Carletto doou a primeira imagem de Nossa Senhora de Lourdes. A imagem é a que se encontra atualmente no Presbitério da Catedral de Apucarana. Uma vez que na Capela de Apucarana a imagem de Nossa Senhora de Lourdes já estava no Altar Principal, quando Dom Ernesto de Paula – bispo diocesano de Jacarezinho, criou a Paróquia de Apucarana, em 08 de dezembro de 1943, a nomeou como padroeira. Em 28 de novembro de 1964 o então Papa, hoje São Paulo VI criou a Diocese de Apucarana, no Decreto a nomeou Padroeira da Catedral e da Diocese de Apucarana.