O Dia do Servidor Público, comemorado hoje, vai afetar o atendimento em repartições públicas. Como há diferenças em quando o ponto facultativo será aplicado, o usuário dos serviços precisa ficar atento para evitar transtornos. A prefeitura de Apucarana, por exemplo, adotou o feriado na data em que ele cai e hoje não haverá expediente administrativo nas repartições e autarquias, sendo mantidos, entretanto, os serviços emergenciais. O posicionamento é exceção.
Em Arapongas, a prefeitura transferiu o ponto facultativo para sexta-feira, emendando o feriado com o Finados, comemorado na segunda-feira. Em Ivaiporã, hoje o atendimento é normal uma vez que o ponto facultativo ainda não foi decretado e o feriado deve ser transferido para outra data, possivelmente na terça-feira, após o feriado de Finados.
Órgãos estaduais, como Núcleo Regional de Educação (NRE), Regional de Saúde e Receita Estadual, vão usufruir do feriado na terça-feira. Já repartições federais, caso do INSS, Receita Federal e IBGE, não vão funcionar na sexta-feira.
Na área da Justiça as datas também são diferentes. A justiça estadual funciona normalmente, inclusive hoje, porque já compensou anteriormente a data. A Justiça Federal adotou o feriado e não terá expediente hoje. Já a Justiça do Trabalho adotou o posicionamento dos órgãos federais e não terá expediente na sexta-feira.