CIDADES

min de leitura - #

Documentos não retirados serão destruídos

Da Redação

| Edição de 28 de novembro de 2015 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Aproximadamente 22 mil pessoas que solicitaram a carteira de identidade nos postos de atendimento do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) não retiram o documento. Esse número corresponde a 4% do total dos documentos produzidos.
Por conta desses documentos que ficam parados, o Instituto de Identificação dará um prazo de 90 dias para os cidadãos retirarem o documento solicitado. Após esse período, a carteira de identidade será encaminhada para destruição. A expectativa da direção do IIPR é que a nova medida entre em funcionamento no início de 2016.
Apenas o próprio requerente, ou seu procurador devidamente constituído, pode retirar a carteira no posto de atendimento com apresentação do protocolo. Em caso de extraviou do protocolo, pode ser apresentado documento oficial com foto.
Após expiração do prazo, se o requerente não retirar o documento no posto, ele será redirecionado à central do Instituto de Identificação em Curitiba e, depois de catalogado, será destruída por medida de segurança.
A medida também valerá para as 22 mil carteiras de identidade não retiradas até agora. O prazo de 90 para que sejam destruídas será contado a partir de 1º de janeiro.