CIDADES

min de leitura - #

Drone em voo irregular cai no pátio de máquinas

DA REDAÇÃO

| Edição de 18 de fevereiro de 2022 | Atualizado em 17 de março de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Polícia Militar de Apucarana apreendeu no início da tarde de ontem, interior do pátio de máquinas da Prefeitura de Apucarana, um drone que estava sobrevoando o local. O aparelho, operado do lado de fora do local acabou caindo no pátio e foi recolhido pelo superintendente da Secretaria de Serviços Urbanos, Mauro Toshio Kitano.

O comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Marcos José Facio, deslocou uma equipe da PM até o local onde o aparelho foi apreendido. Na 17ª Subdivisão Policial de Apucarana, foi registrado boletim de ocorrência e termo de apreensão do drone.
Ainda durante o registro da ocorrência, um escrivão da Polícia Civil informou operador do drone se apresentou e tentou reaver o aparelho, sendo negado o pedido.
De acordo com escrivão da 17ª SDP, mediante termo circunstanciado, foi informado que o operador do drone terá que apresentar o comprovante de licença para operar o equipamento, de acordo com as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Serão ainda averiguados os motivos dos sobrevôos no local e se existem outras pessoas envolvidas.
O procurador geral do município, Ezílio Manchini, alertou que o uso de drones é regulamentado pelaAnac. “O drone precisa ser devidamente homologado e o piloto deve ter habilitação para operar o aparelho”, frisou Manchini, assinalando também que é preciso autorização para sobrevôos de áreas públicas ou privadas.
O comandante do 10º BPM, Marcos José Facio, adiantou que diante das flagrantes irregularidades neste caso, irá oficiar a justiça da comarca, visando obter o equipamento para a Polícia Militar, na condição de depositário fiel. “Alertamos os cidadãos em geral que, para operar drone os interessados devem passar por curso técnico, respeitar áreas privadas e evitar proximidades de aeroportos, diante do risco de acidentes.