CIDADES

min de leitura - #

Emenda garante ‘Praça do Japão’

Da redação

| Edição de 22 de novembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Em audiência mantida na tarde de ontem, em Brasília, o vice-prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Junior, o “Junior da Femac”, recebeu a confirmação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 250 mil, de autoria do deputado federal Luiz Nishimori (PR).
O recurso era um compromisso assumido pelo deputado com o prefeito Beto Preto (PSD) e toda a colônia japonesa de Apucarana, representada pela Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea). A emenda irá viabilizar o custeio para implantação da “Praça do Japão”, em área já reservada no Parque do Jaboti.
“A emenda de R$ 250 mil do deputado Luiz Nishimori para a Praça do Japão, chega em boa hora, pois neste ano de 2018, Apucarana irá comemorar na 24º Festa da Cerejeira, os 80 anos de imigração japonesa em Apucarana”, lembrou o vice-prefeito Junior da Femac.
A praça será implantada no Jaboti numa área de 6 mil metros. O projeto de autoria do engenheiro Eduardo Nakaguichi, inclui um jardim japonês, portais de entrada (torys), ponte, cascata e um monumento em homenagem aos pioneiros nipônicos .
Ao receber a notícia da liberação da emenda, o prefeito Beto Preto enalteceu a contribuição da colônia japonesa no desenvolvimento de Apucarana e região. “As primeiras famílias japoneses aportaram em Apucarana no ano de 1936. Portanto, isso aconteceu 8 anos antes da emancipação do município em 1944”, assinalou Beto Preto, lembrando ainda que na sua gestão, a Festa da Cerejeira, por meio de Lei Municipal de sua autoria, passou a ser “Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico do Município”.
O deputado Luiz Nishimori destacou os 23 anos de realização da festa da colônia japonesa em Apucarana. “A cultura e as tradições do Japão são valorizadas e mostradas para todo o Paraná, pela iniciativa dos descendentes dos pioneiros nipônicos”, destacou Nishimori.