CIDADES

min de leitura - #

Enem começa para 8,8 mil alunos na região

Ivan Maldonado

| Edição de 23 de outubro de 2015 | Atualizado em 02 de dezembro de 2016

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Estudantes Leonardo dos Santos Silva, Dayane Larissa Carvalho e Flávio Botter Marini garantem que se prepararam para provaAmanhã e domingo, alunos de todo país enfrentam a maratona das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na região, os três maiores municípios Apucarana, Arapongas e Ivaiporã – que agregam além dos candidatos locais, estudantes de outras cidades -, são mais de 8,8 mil inscritos para o exame, cuja nota é usada para os programas Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec). O exame é também, requisito para os alunos firmarem contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). No Paraná estão inscritos 336.307 alunos.

Imagem ilustrativa da imagem  Enem começa para 8,8 mil alunos na região

Na região de Ivaiporã, que tem 1,7 mil inscritos, as escolas aproveitaram os últimos dias para auxiliar os alunos na preparação para a prova. No Colégio Estadual Barbosa Ferraz de Ivaiporã, por exemplo, o período foi de tirar dúvidas e revisar o conteúdo do ensino médio. Na semana passada, a escola realizou um simulado como preparativo para as provas, relata a pedagoga Rosemari Flores Lizarrelli. “Os professores elaboram as questões com base nas provas antigas do Enem. Assim, eles ficam mais tranquilos e fazem a prova já conhecendo a regra do jogo”, explica Rosemari.

Rosemari também faz alguns alertas, o principal é que na véspera da prova o aluno tenha uma boa noite de sono e que não chegue atrasado. Apesar do alerta parecer óbvio, todos os anos candidatos perdem a prova por não checar na hora. Segundo a professora, o cansaço é um obstáculo a mais que deve ser levado em conta. “As provas são longas, por isso os alunos precisam estar dispostos. Uma roupa confortável também ajuda, uma vez que são várias horas de provas”, comenta a pedagoga.

Outra dica da pedagoga é muita atenção na hora de passar os resultados para o gabarito. Muitos candidatos se atrapalham e cometem erros no preenchimento do gabarito, que acabam contando pontos a menos na somatória final. “Manter a calma nessa hora é fundamental”, disse Rosemari.

Leonardo dos Santos Silva será um dos alunos do Colégio Barbosa Ferraz que fará as provas nesse final de semana. Depois de vários meses dedicados à revisão de conteúdo ele diz que está tranquilo. “Até o simulado da semana passada estava afobado. Mas vi que não adianta nada desesperar, porque fazer a prova nervoso é pior e não vai resolver nada”, acredita o jovem.

Dayane Larissa Carvalho dos Santos diz que se preparou bastante nos meses anteriores. "Agora é relaxar nessas últimas horas para baixar a ansiedade. Mas, pretendo continuar fazendo alguns exercícios para estar segura na hora da prova”, admite Dayane.

O aluno Flávio Botter Marini fez edições anteriores do Enem como treineiro. Ele espera que agora o treinamento ajude. “No primeiro ano não fui tão bem porque era muito inexperiente. No ano passado progredi e agora no terceiro estou mais preparado. O ideal é não ficar nervoso e ler as questões com bastante atenção, porque, na maioria das vezes, é só saber interpretar”, completa Marini.

NÚMEROS

Na região, Apucarana concentra o maior número de candidatos. São 4,3 mil em oito locais de prova: colégios Luiz Isidoro Cerávolo, Nilo Vairo, Premen e Antônio dos Três Reis Oliveira, FAP, Unespar e Facnopar. Em Arapongas, neste ano, todas os candidatos foram concentrados em um local de prova, o campus da Unopar, onde cerca de 2,8 mil alunos vão fazer as provas.

Imagem ilustrativa da imagem  Enem começa para 8,8 mil alunos na região