O Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado ontem em Apucarana com o plantio de 250 árvores nativas e frutíferas nos 24 centros infantis (CMEIs) e 36 escolas municipais de Apucarana. Três mudas, sendo uma de Ipê e duas de Árvore-Samambaia, também foram plantadas na sede da Autarquia Municipal de Educação (AME).
A Educação Ambiental é um dos temas contemporâneos transversais do currículo da rede municipal apucaranense. “Por meio do Projeto Sementes do Futuro, todos os nossos estudantes, das turmas do Infantil 0 ao 5º Ano do Ensino Fundamental aprendem a cultivar jardins e hortas, a utilizar de maneira racional os recursos hídricos, a separar o lixo, a dar destino correto aos materiais recicláveis e a fazer compostagem dos orgânicos. Os conteúdos são desenvolvidos, de forma lúdica, segundo a faixa etária das crianças,” explicou a secretária de educação, professora Marli Fernandes.
O prefeito Junior da Femac destacou que Apucarana faz parte do top 3 da sustentabilidade no Paraná, conforme aferido pelo Prêmio Band Cidades Excelentes 2023.
Entre os benefícios do plantio de mudas na área urbana estão: o controle da poluição do ar e acústica; o aumento do conforto ambiental; a estabilização de superfícies por meio da fixação do solo pelas raízes das plantas; a interceptação das águas da chuva no subsolo reduzindo o escoamento superficial; o abrigo à fauna; o equilíbrio do índice de umidade do ar; e a valorização visual e ornamental do ambiente.
“As principais espécies nativas que estão sendo plantadas nos CMEIs e escolas municipais de Apucarana são Cerejeira, Resedá, Oiti e Sete-Copas, além de mudas frutíferas,” pontuou o secretário de meio ambiente, Sérgio Bobig.