CIDADES

min de leitura - #

Escolinha de Trânsito retoma atividades após 2 anos

Fernando Klein

| Edição de 05 de maio de 2022 | Atualizado em 05 de maio de 2022
Imagem descritiva da notícia Escolinha de Trânsito retoma atividades após 2 anos

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Arapongas retomou ontem as atividades da Escolinha de Trânsito e Cidadania “Sargento Benedito de Oliveira”. Inaugurado em 8 de agosto de 2018 na sede da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), o espaço ficou fechado durante dois anos por conta da pandemia de Covid-19. Pioneiro no Paraná, o projeto prevê aulas práticas e teóricas para crianças do município, com objetivo de formar cidadãos mais conscientes no trânsito.

A retomada da Escolinha de Trânsito ocorreu durante o lançamento do Movimento Maio Amarelo em Arapongas, que prevê uma série de atividades voltadas à conscientização. 

A aula inaugural nesta retomada do projeto contou com a presença de alunos da Escola Municipal Doutora Maria Hercília Horácio Stawinski, que é a primeira escola municipal do Paraná a implantar oficialmente a disciplina cívico-militar para os alunos. Após uma aula teórica, as crianças participaram de atividades práticas.

A Escolinha de Trânsito, que funciona numa parceria entre PM, Guarda Municipal e Sestran, simula uma “minicidade”, com ruas, semáforos e sinalização. Os estudantes têm à disposição carrinhos elétricos da Renault e bicicletas. No espaço, eles aprendem as regras de trânsito, simulando situações como motoristas, pedestres, ciclistas e até pessoas com deficiência física.

A guarda municipal Nayara de Melo, coordenadora do projeto, explica que o trabalho contará com apoio de monitores do grupo de escoteiros Pássaros da Paz. “Neste ano, vamos atender cerca de 1,4 mil crianças dos terceiros anos das escolas municipais. São crianças de 8 a 9 anos de idade”, explica. Os colégios particulares que tiveram interesse também poderão participar.

O prefeito Sérgio Onofre da Silva, que participou da solenidade, afirmou que a verdadeira educação no trânsito ocorre nas escolas. “Sou contra as multas. O que resolve o trânsito é a educação, começando com as crianças nas escolas”, disse. Ele destacou também que o governo do Estado iniciou um projeto agora levando escolinhas de trânsito para outros municípios. “Arapongas foi a primeira no Estado e isso é gratificante”, disse.

O modelo criado em Arapongas está sendo desenvolvido em nível estadual pelo Detran. (FERNANDO KLEIN)