A prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) deve ser rotina durante todo o ano, mas nesta época de Carnaval os cuidados precisam ser redobrados. Nesse sentido, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) faz um alerta para que os foliões aproveitem os dias de festa com responsabilidade e segurança, com uso de preservativos para prevenir e evitar a disseminação de doenças transmitidas por meio da relação sexual.
A Sesa realiza de forma regular a distribuição de insumos preventivos aos 399 municípios do Estado, para que realizem ações de prevenção, orientação e distribuição durante o ano inteiro. Somente para o período de verão e Carnaval, já foram disponibilizados aproximadamente 2 milhões de preservativos internos e externos, 15 mil testes rápidos (HIV/Sífilis, Hepatite B e Hepatite C) e três mil autotestes para diagnóstico do HIV.
“Se houver a necessidade de reforçar o envio de insumos para a prevenção dessas doenças, o município deve solicitar junto a Sesa. Estamos prontos para atender a demanda de forma que o usuário não fique desassistido e receba todo suporte necessário”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves.
As infecções sexualmente transmissíveis são causadas predominantemente pelo contato sexual com uma pessoa infectada. As mais conhecidas são: HIV, sífilis, gonorréia, clamídia e HPV.