CIDADES

min de leitura - #

Evasão escolar recua na região em 2021

DA REDAÇÃO

| Edição de 14 de janeiro de 2022 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Dados do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana apontam que o índice de evasão escolar na região caiu mais da metade no ensino fundamental em 2021 em relação a 2020. Estratégias adotadas pelo governo durante a pandemia e o retorno às aulas presenciais são as principais razões para uma menor evasão, segundo o órgão.

De acordo com os números, em 2020, o abandono escolar atingiu 1,86% dos alunos do ensino fundamental – 6º ao 9º ano. No ano passado, o índice caiu para 0,81%. O relatório preliminar do NRE também mostra recuo na evasão do ensino médio, que passou de 4,67%  para 3,45%. 
De outro lado, segundo os dados, os índices de reprovação aumentaram. Foram 2,67% dos alunos do ensino fundamental reprovados em 2020. Já em 2021, o índice foi de 3,94%. No ensino médio, a reprovação em 2020 foi de 3,58% e em 2021, 5,41%.
“Em relação a evasão, acredito que as medidas adotadas pelo governo do estado fizeram a diferença para os alunos. Eles tiveram o estudo remoto, a volta aos poucos do presencial e o projeto ‘se liga’, que ofereceu aulas de reforço no final do ano. Em Apucarana e Arapongas ainda abrimos turmas extras no período noturno para os alunos que precisavam trabalhar durante o dia. Durante a pandemia, perdemos alguns alunos que não conseguiram acompanhar as aulas, muitas vezes por falta de acesso à internet. Agora, com a volta das aulas presenciais, acreditamos que é um incentivo para a volta dos alunos. Estaremos tomando todos os cuidados necessários, como uso da máscara, álcool em gel e distanciamento nas salas de aula”, disse o chefe do NRE Vladimir Barbosa da Silva.

MATRÍCULAS
De acordo com o coordenador de logística educacional do NRE Paulo Antônio da Silva, as matrículas estão acontecendo e o Núcleo realiza o chamamento dos pais e responsáveis dos menores e também dos alunos dos cursos profissionais e do EJA. 
“Temos que fazer o maior número de matrículas possível até este dia 14 para gerar o porte da escola, que determina o número de professores, funcionários e outras demandas a serem contratadas em cada instituição de ensino. No entanto, o período de matrículas continua até o início das aulas”, informou.
O coordenador conta ainda que a procura dos estudantes que irão ingressar no novo ensino médio foi grande para a modalidade dos cursos técnicos profissionalizantes. “Quase todas as escolas que ofereceram essa modalidade já fecharam turma na nossa região. Também estamos matriculando muitos alunos vindos das escolas particulares, um número bem mais lato do que em relação a anos anteriores. Nossa expectativa é boa para 2022, principalmente contando que tudo volte ao normal em relação a pandemia”, detalhou.
Pais, responsáveis e estudantes que não efetuaram a rematrícula no ano passado, ou que desejam ingressar na rede estadual em 2022, podem procurar diretamente as instituições de ensino para garantir a vaga e não perder o início do ano letivo, que começa em 7 de fevereiro. As secretarias dos colégios estaduais estão abertas.