CIDADES

min de leitura - #

Evento discute inovação e ecossistemas em Apucarana

Da Redação

| Edição de 21 de setembro de 2022 | Atualizado em 21 de setembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Evento discute inovação e ecossistemas em Apucarana

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O “Beer Innovation” foi realizado na Cervejaria Dalle Beer, com a presença de empresários, profissionais liberais, professores e dirigentes de universidades locais. Na abertura o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), Wanderley Faganello, enfatizou que Apucarana criou o Conecta, que nasceu dentro da Acia e que mantém importantes parcerias com a Prefeitura de Apucarana e o Sebrae. 

“Estamos trabalhando para criar um ambiente favorável à expansão de ecossistemas, estimular startups e viabilizar mercado de trabalho para os jovens que aqui se formam e acabam indo para outros lugares”, explicou Faganello. 

Tiago Cunha, do Sebrae e governança do Conecta, destacou que o trabalho está evoluindo com o apoio de vários parceiros. “Apucarana acaba de criar o Fundo Municipal de Inovação, que seguindo o exemplo de Londrina e Maringá, é um instrumento indispensável para alavancar os ecossistemas de inovação”, assinalou, reiterando que a cidade está preparando os projetos do futuro. 

Num formato de eventos já desenvolvidos na Europa em bares, chopperias e pubs, o “Beer Innovation” teve como palestrantes Roberto Moreira, do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel); e Pedro Sella, do Centro de Tecnologia e Inovação de Londrina (Tecnocentro). 

Moreira disse que o trabalho vem sendo realizado em Londrina há alguns anos e já impactou positivamente na economia. “É muito importante falar de inovação tecnológica, valorizar e criar ambientes de desenvolvimento. Desde 2013 incentivamos as startups e criamos um centro tecnológico com 3.500 mil metros”, comentou o diretor do Codel, acrescentando que, em 2018, um novo diagnóstico do ecossistema de Londrina apresentou um perfil tecnológico e científico mais avançado e de porte regional. 

Conforme assinala o diretor do Codel, onze instituições de ensino superior de Londrina participam ativamente do projeto. “O nosso conselho de administração é integrado pelo Codel, ACIL, Sebrae, Senai, UEL, Sociedade Rural e vários sindicatos”, concluiu Roberto Moreira. 

Pedro Sella disse que o Tecnocentro foi estruturado para ser sede do Ecossistema de Inovação de Londrina, abrigando aceleradoras, empresas, startups e profissionais liberais, atuantes nos campos de tecnologia e inovação, em modelo de coworking (espaço compartilhado). 

O empresário teceu elogios ao Conecta de Apucarana, e ao apoio que o prefeito Junior da Femac tem direcionado à inovação tecnológica. “Apucarana investe num caminho para uma nova matriz econômica, unindo instituições de ensino superior e negócios com uma cultura inovadora”, enalteceu Pedro Sella.