Aberta na quarta-feira, a Festoque 30 anos recebeu um público de 7.776 visitantes nos dois primeiros dias. O balanço foi divulgado nesta sexta-feira (6) pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acia), entidade organizadora do evento, que está sendo realizado na Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea) e segue até domingo. Na sexta-feira, a expectativa era que o público chegasse a 4 mil pessoas.
O presidente da Acia, Wanderlei Faganello, faz uma avaliação positiva desses dados. “Em 2023 recebemos mais de 41 mil visitantes. O 7 de setembro caiu na quinta-feira. E isso ajudou para que as pessoas tivessem uma miniférias de quatro dias. Em 2024, o feriado caiu no sábado. Nossa expectativa de público continua alta, mesmo sendo um cenário diferente”, analisa Faganello.
A Festoque 30 anos conta com 116 estandes. “São mais de 90 expositores. Por isso, ampliamos a estrutura em 25%, em relação ao ano passado”, ressalta Faganello.
Em 2024 a feira tem uma variedade maior de produtos ofertados. “Isso atrai os consumidores, que podem fazer suas compras tranquilas porque temos uma segurança reforçada, entrada e estacionamento gratuitos”, diz Faganello.
A contagem de pessoas é feita por reconhecimento facial. “E neste ano temos dois diferenciais: Contamos o número de pessoas por gênero e idade. Essas informações, somadas as outras que o sistema já fornecia, traz uma série de dados importantes, que temos utilizado para melhor a Festoque”, diz Faganello.
O empresário Maycon, da Bella Brumaic, está pelo terceiro ano na Festoque. “Venho sempre com uma meta e graças a Deus tenho conseguido bater todos os dias. Até agora, a feira está melhor que 2023 em vendas, mas os melhores dias são a sexta e sábado”, diz o empresário.
CAPACITAÇÃO
Uma das novidades da Festoque 30 anos é a oferta de capacitação, realizada em parceria com o Sebrae. O presidente da Acia, Wanderlei Faganello, explica as capacitações são ofertadas no estande da associação. “Tudo está acontecendo em nosso estande. São palestras de uma hora de duração, com uma abordagem dinâmica. Todos os eventos são gratuitos”, diz.
O consultor do Sebrae, Tiago Cunha, ressalta que a Festoque reúne mais de 90 empresários expositores, fora o grande público visitante. “A entidade vê a importância do evento, pela união de empresários e quer ajudar a fomentar negócios através das capacitações”, diz Cunha.