CIDADES

min de leitura - #

Expotécnica tem início hoje em Sabáudia com foco em tecnologia

Renan Vallim

| Edição de 18 de julho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Começa hoje, na zona rural de Sabáudia, a 25ª edição da Expotécnica, um dos maiores eventos da agricultura do Paraná. A exposição é organizada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), junto ao Governo do Estado, em parceria com 125 empresas e entidades públicas e privadas. Foco desta edição é na tecnologia e também em soluções para proteção do solo.

Imagem ilustrativa da imagem Expotécnica tem início hoje em Sabáudia com foco em tecnologia

O secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, George Hiraiwa, é esperado para realizar a abertura. O evento acontece em uma propriedade rural, que fica na Comunidade do Quilômetro 21, e vai até esta sexta-feira (20). São esperadas cerca de 4 mil pessoas nos três dias de Expotécnica, de acordo com o gerente regional da Emater de Apucarana, Cristovon Videira Ripol. “Esta é uma edição muito especial da Expotécnica. O evento completa 25 anos ganhando uma nova roupagem, com um foco ainda maior em inovação no campo”, destaca.
Uma das principais novidades para este ano é o novo Circuito de Inovação e Tecnologia, com palestras e demonstrações das últimas novidades implantadas no campo, como o uso de painéis solares em hortas hidropônicas e o utilização de dados para melhorar o cultivo, que é a chamada ‘agricultura de precisão’.
“O circuito, com o que há de mais moderno em agricultura, será desenvolvido em dois auditórios montados exclusivamente para o evento. Além de melhorar a produção, a tecnologia também tem sido um dos principais atrativos para o jovem se manter no campo, o que é muito importante”, explica Cristovon.
Outro atrativo é a apresentação de soluções para combater a erosão nas propriedades rurais. “Este é um problema que causa grandes prejuízos na nossa região. Nossa proposta, baseada em extensas pesquisas, é uma cobertura de solo que permite a infiltração de até 100 milímetros de água por hora, vasão superior à registrada inclusive nas fortes chuvas de janeiro de 2016”, diz o gerente regional.
Também merece destaque o Lançamento do Plano Safra 2018/2019, que conta com mais de R$ 190 bilhões em crédito rural. O lançamento acontece hoje, às 15h30, no estande institucional do Sistema Estadual de Agricultura.

FRUTICULTURA
Outra atração acontece no último dia de exposição, com o seminário de encerramento do Curso de Qualificação Profissional para o Desenvolvimento da Fruticultura no Território Vale do Ivaí. Este evento conta com a participação de 44 profissionais, entre engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas de toda a região.
A 25ª Expotécnica é considerada o quarto maior evento técnico do Sistema Estadual de Agricultura no Paraná e o maior do Brasil realizado em uma propriedade rural. Em todos os três dias, os portões da 25ª Expotécnica abrem a partir das 8h30.