CIDADES

min de leitura - #

Feira Verde chegou a mais de 25 mil famílias

Da Redação

| Edição de 07 de dezembro de 2023 | Atualizado em 07 de dezembro de 2023
Imagem descritiva da notícia Feira Verde chegou a mais de 25 mil famílias

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Programa Feira Verde atendeu 25.533 famílias apucaranenses neste ano, chegando a 63 bairros, além de alguns distritos. Desde janeiro, foram realizadas 238 feiras e recolhidas 306.689 toneladas de materiais recicláveis. O balanço do programa foi apresentado ontem ao prefeito Junior da Femac, pelo secretário de agricultura, Gerson Canuto.

“O Feira Verde encerrou nesta semana suas atividades nos bairros e distritos. A volta da troca de cestas de hortifrutis por materiais recicláveis volta em janeiro, com cronograma e data ainda a serem definidos”, informa o secretário. Ele destaca os bons resultados do programa, que virou referência no Paraná e vem sendo alvo de visitas e de pedidos de informações de gestores de outros municípios.
Nos últimos meses, o programa - que foi sugerido pelo vereador Rodrigo Liévore com base em uma experiência de Ponta Grossa - recebeu a visita de comitivas de diversas regiões. “Conselheiros estaduais e municipais de Segurança Alimentar e Nutricional também já vieram conhecer a estrutura e organização do programa. Diversos secretários, técnicos e até prefeitos também vieram conhecer o Feira Verde e buscaram informações para aderir a essa prática”, assinala o prefeito.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Gentil Pereira, afirma que o programa contribui decisivamente para a educação ambiental. “As pessoas estão tendo uma preocupação maior em recolher e fazer a separação dos materiais recicláveis. Hoje também observamos que os bairros atendidos pelo programa estão mais limpos, pois os moradores recolhem os recicláveis para fazer a troca por alimentos”, salienta.
O secretário de Agricultura, Gerson Canuto, explica que neste ano, houve um aporte maior de recursos. “O valor disponibilizado pela prefeitura mais que dobrou em relação a 2022, chegando próximo de R$1 milhão em 2023. Agora estamos iniciando um planejamento para ampliar ainda mais as regiões atendidas”, cita Canuto.

Para Nilton Fornaciari, presidente da Cooperativa dos Cafeicultores do Pirapó (Coocapi), o programa é um incentivo aos produtores.