CIDADES

min de leitura - #

FGTS vai render mais que poupança

Da redação

| Edição de 04 de junho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, disse anteontem que a mudança na remuneração do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) vai garantir que a correção do fundo passe de 3% para 4,8% ao ano, acima da inflação prevista para 2017, de 4%.
O aumento da rentabilidade do FGTS foi autorizado com a aprovação da Medida Provisória 763/16, que se converteu na Lei 13.446/2017. "A rentabilidade do fundo era uma reivindicação antiga dos trabalhadores. Com a lei, encontramos uma forma de atender ao pedido, mantendo a solidez e a saúde financeira do FGTS", afirmou Nogueira, segundo nota divulgada pelo Ministério do Trabalho.
A lei estabelece que metade do resultado do fundo será creditado automaticamente, todos os anos, em agosto, nas contas vinculadas, de forma a aumentar a remuneração. Tem direito ao valor os trabalhadores com valores em contas do FGTS em 31 de dezembro de 2016. A apuração do resultado ocorrerá nos meses de junho e julho. De acordo com o secretário-executivo do conselho curador do FGTS, Bolivar Moura Neto, o resultado a ser depositado neste ano ainda não está fechado, mas a estimativa é que o Fundo tenha R$ 15 bilhões em 2016.
Os trabalhadores que sacaram recursos das contas inativas do FGTS que tinham saldo positivo em 31 de dezembro de 2016 também receberão o rendimento atualizado. Os valores serão depositados em agosto. (FOLHAPRESS)