CIDADES

min de leitura - #

Filas marcam fim da greve dos bancos

Vanuza Borges

| Edição de 08 de outubro de 2016 | Atualizado em 02 de dezembro de 2016

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O fim da greve dos bancários foi marcado ontem por longas filas nas agências bancárias de Apucarana. A aglomeração começou logo nas primeiras horas da manhã e continuou durante todo o período da tarde. Além do retorno do atendimento integral no interior dos bancos, o que naturalmente levou mais pessoas às filas para resolver situações específicas, faltou dinheiro em alguns caixas eletrônicos para saque, contribuindo para as filas. A expectativa é que a situação se normalize até o final da próxima semana.

As agências do Banco Itaú e da Caixa Econômica Federal registraram as maiores filas. A agência do Itaú, em frente ao Cine Teatro Fênix, é a responsável pelo pagamento de benefícios sociais e aposentadorias. Com a semana do pagamento, o fluxo de idosos e pensionistas aumentou, além de usuários do serviço.

Imagem ilustrativa da imagem Filas marcam fim da greve dos bancos

Já na Caixa Econômica Federal a fila era ainda maior e chegou na esquina do quarteirão da agência. Além dos serviços normais, muitas pessoas procuraram o local para dar entrada em benefícios trabalhistas, como o Seguro Desemprego.

A presidente do Sindicato dos Bancários de Apucarana e Região, Maria Salomé Fujii, revela que a situação já era esperada por culminar o retorno da greve e a semana de pagamento. “A primeira quinzena do mês sempre concentra um maior número de pessoas nas agências, mas acreditamos que, no final da próxima semana, o atendimento já esteja regularizado. Só não será antes por causa do feriado na quarta-feira”, avalia.

Sobre o atendimento, Maria Salomé comenta que será mantido normalmente durante a semana, menos no feriado da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

A greve durou 31 dias e como resultado os bancários conseguiram aumento de 8%, além de abono salarial de R$ 3,5 mil e reajuste em outros benefícios. Na região 40 agências em 10 municípios, que estavam com atendimento paralisado, voltaram ontem a atender normalmente. (VANUZA BORGES)