CIDADES

min de leitura - #

Fiocruz abre novo curso no Polo da UAB

Da redação

| Edição de 07 de abril de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Apucarana, deu início ontem ao curso de “Tecnologias Educacionais Para a Prática Docente no Ensino da Saúde na Escola”, ofertado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O curso de especialização terá duração de um ano, com aulas online e três períodos presenciais em Apucarana, nos meses de abril, julho e novembro.

Imagem ilustrativa da imagem Fiocruz abre novo curso no Polo da UAB


Foram selecionados quarenta dos mais de duzentos candidatos inscritos no Polo da UAB de Apucarana. Os alunos são docentes, sendo a maioria deles ligados à área de saúde pública, oriundos de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraíba, Santa Catarina e Paraná.
A solenidade de abertura teve a presença do vice-prefeito, Sebastião ferreira Martins Junior, o “Junior da Femac”, representando o prefeito Beto Preto. Também participou a coordenadora geral do Polo da UAB, Sueli Gomes Reis Gonçalves.
Junior deu as boas vindas aos alunos de vários estados brasileiros e falou sobre a cidade de Apucarana, sua gente e seus atrativos. “Temos muita satisfação em recebê-los em Apucarana para a pós-graduação ofertada por uma das mais renomadas instituições de educação e saúde da América Latina, que é a Fiocruz”, comentou o vice-prefeito.
Ele destacou ainda toda a logística de trabalho do Polo da UAB em Apucarana, com amplo espaço físico, todos equipamentos necessários e um laboratório de informática com 100 computadores com acesso à Internet.
“A Fiocruz, ao longo de seus 114 anos de atuação, tem por objetivo promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico, além de ser um agente da cidadania”, comentou Junior da Femac, enaltecendo os conceitos que pautam a atuação da Fundação Oswaldo Cruz, vinculada ao Ministério da Saúde, e que é considerada a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina.
POLO UAB 
A coordenadora do polo, Sueli Gomes Reis Gonçalves disse que, atualmente Apucarana tem cerca de mil alunos matriculados em vinte e seis cursos de graduação, pós-graduação e licenciatura. 
Segundo ela, este é o terceiro curso oferecido pela Fiocruz em Apucarana que, ao lado de Novo Hamburgo-RS, são únicas cidades do sul do Brasil a dispor da Licenciatura em Tecnologias Educacionais. “Trata-se de um conteúdo imprescindível para o currículo e a carreira de docentes, que neste caso é ainda mais valorizado, por ser aplicado pela Fundação Oswaldo Cruz”, comentou a coordenadora.
Sueli Reis diz que a estrutura física e técnica do Polo tem condições para dobrar a oferta de vagas para alunos de todo o país nos próximos anos. “Temos como instituições parceiras a UEL, Unicentro, UEPG, Fiocruz, IFPR, UFPR, UFISC-SC e a UTFPR. “Ainda neste ano devemos fechar novas parcerias com a UEM, UENP e Unioeste”, anunciou.