Forças de segurança de Apucarana saíram às ruas ontem na segunda fase da Operação Blackout, que visa coibir a receptação de fios de cobre e alumínio no município. Participam da operação policiais do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Polícia Civil, Guarda Civil Municipal e agentes de Fiscalização da Prefeitura de Apucarana.
Segundo a Polícia Militar, a operação desta terça-feira foi realizada em quatro alvos, entre estabelecimentos de comercialização de sucatas e residências de pessoas conhecidas por comprar recicláveis. A operação não constatou a ocorrência de crimes nos locais e três autos de infração foram emitidas pela equipe da prefeitura, além de duas notificações. Em dois dos locais fiscalizados na operação foram recolhidos dois quilos de fios de cobre e pouco mais de um quilo de alumínio, sem comprovação de origem. Na cidade há uma lei que proíbe a comercialização de fios de cobre.
A Polícia Militar informou ainda que as investigações no âmbito da operação continuam, envolvendo Polícia Civil, Guarda Municipal Civil e Prefeitura de Apucarana. Segundo a PM, muitas informações sobre locais que compram fios de cobre têm sido repassadas às forças policiais por populares.
Na última quarta-feira (9), operação semelhante cumpriu oito mandados de busca e apreensão em locais suspeitos, resultado na apreensão de 80 kg de material sem procedência. (CLAUDEMIR HAUPTMANN)