CIDADES

min de leitura - #

Furtos de veículos crescem na região

Cindy Santos

| Edição de 12 de julho de 2024 | Atualizado em 12 de julho de 2024
Veículo foi furtado em 12 de outubro de 2023 no Núcleo Dom Romeu Alberti
Veículo foi furtado em 12 de outubro de 2023 no Núcleo Dom Romeu Alberti

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os furtos de veículos cresceram na região. Levantamento da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp-PR) mostra que, de janeiro a maio deste ano, 199 crimes do tipo foram registrados na área da 17ª Subdivisão Policial (SDP), que abrange 26 municípios do Vale do Ivaí, contra 170 no ano passado, uma alta de 17%.

Apucarana, sede da 17ª SDP, concentra quase 60% dos furtos de veículos da região. Foram 118 casos entre janeiro a maio deste ano contra 91 no mesmo período do ano passado. Nesta semana, uma moto Honda CH Titan 125 e um Chevrolet Corsa Wind foram levados no Jardim Apucarana e área central, respectivamente. Os crimes aconteceram na última terça-feira em um intervalo de aproximadamente quatro horas.

Conforme o delegado Marcus Felipe da Rocha Rodrigues, chefe da 17ª SDP, o furto de veículo é motivado por diversos fatores como prática de outros crimes ou comercialização de peças automobilísticas. Mas segundo ele, é difícil precisar o que pode ter colaborado com o aumento desse tipo de crime na região. 

“É difícil precisar o motivo desse aumento e afirmar a finalidade desses crimes, mas sabemos que muitos veículos furtados são usados na prática de outros crimes, como assalto por exemplo. Outros vão para desmanche e venda de peças. Mas a maior parte dos veículos recuperados estão íntegros, muitas vezes, apenas sem os pneus”, comenta o delegado.

ROUBOS

Os dados da Sesp mostram que o índice de roubos de veículos segue na contramão com queda na região. Na área da 17ª SDP foram 46 casos no ano passado contra 28 neste ano, uma redução de 39%. Em Apucarana a queda foi maior: no ano passado foram registrados 26 roubos contra 6 neste ano, queda de 76%.

Por outro lado, dados da Sesp também apontam crescimento de 12% no número de veículos recuperados neste ano. No ano passado foram 169 veículos recuperados, número que aumentou para 190 neste ano. Mais da metade (130) foram encontrados em Apucarana.

A recuperação mais recente ocorreu no início da semana, quando a Polícia Militar encontrou um Volkswagen Gol, que havia sido furtado e descartado dentro do Lago do Schmidt, também conhecido como “Represa do Schmidt.

O veículo foi levado em 12 de outubro de 2023, no Núcleo Dom Romeu Alberti e, em seguida, foi depenado e jogado dentro da represa. O carro estava sem as portas, sem os bancos e sem diversas outras peças, sinalizando que, nesse caso, o alvo dos bandidos eram as peças.