CIDADES

min de leitura - #

Gastronomia e voluntariado

Aline Andrade

| Edição de 28 de junho de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Carro-chefe da Festa da Cerejeira, a praça de alimentação reúne grande parte dos visitantes. As iguarias típicas mais procuradas são o sukiyaki e o yakisoba e a produção dos ingredientes para a realização dos pratos começa cedo. Ontem, primeiro dia da festa, centenas de voluntários se reuniram desde a manhã para deixar tudo pronto. 

Imagem ilustrativa da imagem Gastronomia e voluntariado

De acordo com o presidente da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea), Keniti Ishida, a expectativa é que sejam servidos cerca de 3 mil cumbucas de sukyaki na festa deste ano. Para tanto, foram adquiridos 300 quilos de carne, 500 quilos de macarrão, 250 litros de shoyu e inúmeras caixas verduras e legumes, entre outros ingredientes. Cerca de 40 voluntários estiveram durante toda a tarde trabalhando no corte das verduras. Caso de Tioko Kogima, que faz parte do evento desde o início, há 25 anos. “Passo a semana toda ajudando a preparar a festa, desde os enfeites até a parte da cozinha. Comecei acompanhando os amigos da igreja budista e mantive a tradição, tanto que estou aqui até hoje”, conta. 
Akiko Yamaguti também é voluntária no preparo dos alimentos. Há 10 anos, ela participa na festa ajudando a cortar os legumes. “Passo o dia aqui com os amigos ajudando a cortar as verduras. É muito bom porque passo o dia batendo papo, revendo amigos, é muito gostoso, gente se diverte”, diz. 
Além dos tradicionais sukiyaki e yakisoba, a praça de alimentação da Acea na festa também irá servir sushi, espetinhos, pastéis, isca de peixe e doces. 
Neste ano, é esperado um público de aproximadamente 25 mil pessoas na Festa da Cerejeira. A entrada custa R$ 3 e o estacionamento R$ 15. Hoje, a festa está aberta ao público das 19h às 23h00. 
(ALINE ANDRADE)