CIDADES

min de leitura - #

Governo autoriza curso Técnico em Vestuário no Colégio Cerávolo

Da Redação

| Edição de 30 de março de 2022 | Atualizado em 29 de março de 2022
Imagem descritiva da notícia Governo autoriza curso Técnico
em Vestuário no Colégio Cerávolo

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), oficializou ontem a autorização para implantação do curso “Técnico em Vestuário”. A direção do Colégio Estadual Izidoro Luiz Cerávolo – onde o curso será ofertado - anuncia que as aulas devem ser iniciadas na segunda quinzena de julho.

A luta pelo novo curso foi encampada pelo diretor do colégio, Diego Favaro; com apoio do secretário da saúde, Beto Preto; do prefeito Junior da Femac; e pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (ACIA), representada pelo presidente Wanderlei Faganello. Todos participaram de um encontro ontem com o secretário de educação, Renato Feder. 

Também participaram o vice-prefeito Paulo Vital; o presidente da Câmara, Franciley Godoi Preto “Poim”; e a secretária municipal de educação, Marli Fernandes.

Ao autorizar o curso, Renato Feder , frisou que o incentivo aos cursos técnicos é uma orientação direta do governador Ratinho Junior, respeitando-se o perfil produtivo de cada município.

“Apenas no ramo dos bonés, Apucarana é responsável por mais de 60% da produção nacional, sendo um centro difusor na área têxtil. Por isso a relevância deste curso, que expande a capacidade profissional e gera atração e mais investimentos. O governador Ratinho Junior tem conduzido de maneira firme o avanço do ensino técnico e hoje vemos os frutos dessas decisões”, afirmou o secretário.

O prefeito Junior da Femac destacou que a conquista é coletiva. “Temos que agradecer ao secretário Beto Preto, ao secretário Renato Feder e ao governador Ratinho Junior, que tem olhar especial em relação ao ensino técnico”, afirmou Junior da Femac, citando também o empenho da Acia. 

diretor do Colégio Cerávolo, Diego Favaro, informou que todos os laboratórios e equipamentos estão prontos e as aulas começam na segunda quinzena de junho. “Estamos trabalhando muito com inovação tecnológica, para que seja isso seja agregado pelas indústrias”, destacou Favaro.

O curso é direcionado para candidatos que já tenham concluído o ensino médio e com idade acima de 18 anos. As aulas serão presenciais, no período noturno. As inscrições podem ser feitas na secretaria do colégio.

O presidente da Acia, Wanderlei Faganello, assinalando que o curso é uma grande oportunidade para os trabalhadores e as empresas.  “Nós queremos que as nossas indústrias do vestuário estejam cada vez mais preparadas para produzir com mais tecnologia”, pontuou Faganello. 

Entre as atribuições do Técnico em Vestuário estão a supervisão de processos de confecção; analisar e definir melhor sequência de montagem de produtos; propor e analisar métodos de trabalho; apoiar a equipe de desenvolvimento de produtos, dentre outras possibilidades. É um profissional que o mercado aguardava para contribuir com a produção têxtil.