CIDADES

min de leitura - #

Governo do PR vai suspender reajuste das tarifas de água

DA REDAÇÃO

| Edição de 27 de agosto de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O governo anunciou na noite de ontem, através de nota oficial divu, que vai pedir a  suspensão da revisão das tarifas de água e esgoto autorizadas pela Agência Reguladora do Paraná (Agepar), e que passariam a vigorar a partir de novembro. O reajuste de 9,62% foi aprovado anteontem  e anunciado pela Sanepar aos acionistas.

A reação  do governador Ratinho Junior ocorre após críticas dos deputados, inclusive da bancada do governo, ao reajuste durante um período de pandemia e também de racionamento. Na capital e região metropolitana, o rodízio ocorre há meses. “Eu, pessoalmente, como líder do governo, e toda a nossa base de deputados, não concordamos com o momento desse aumento. Isso foi dito claramente para o governo, inclusive para o chefe da Casa Civil”, afirmou o deputado Hussein Bakri (PSD) ontem na Assembleia Legislativa, antes do anúncio oficial do governo.
Segundo nota divulgada pela Secretaria de Comunicação do Governo, “o requerimento será encaminhado ao órgão regulador pela Procuradoria-Geral do Estado e sustentará que o reajuste compromete ainda mais o orçamento doméstico de grande parte da população, que já convive com a queda de renda em razão dos efeitos adversos da pandemia do novo coronavírus sobre o mercado de trabalho e também por causa da calamidade hídrica”, diz a nota.
O reajuste de 9,62% nas tarifas da Sanepar, passaria a valer em 31 de outubro - começando a vigorar em 1º de novembro. 
O último reajuste tarifário ocorreu há 18 meses, em abril de 2019. O reajuste deste ano também deveria ter sido homologado em abril, porém, em virtude da pandemia todos os reajustes tarifários dos serviços regulados no Estado foram suspensos pela Agepar por 60 dias. A determinação foi prorrogada por mais 60 dias, encerrando em 17 de agosto de 2020.