CIDADES

min de leitura - #

Governo libera recursos para três municípios do Vale

Da Redação

| Edição de 02 de julho de 2024 | Atualizado em 02 de julho de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), confirmou ontem o repasse de recursos para a construção de 17 Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e quatro Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) em 21 municípios. Os novos espaços recebem investimento de R$ 25 milhões do Governo do Estado, por meio da Sedef e do Conselho Estadual de Assistência Social, e têm como objetivo garantir o acesso da população aos serviços socioassistenciais. Na região, são beneficiados nesta etapa os municípios de Mauá da Serra, Marilândia do Sul e Grandes Rios, que recebem R$ 1,2 mi, cada um.

Nos Cras são ofertadas ações de prevenção a situações de risco, como a busca de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Já os Creas oferecem apoio especializado para indivíduos e famílias que vivenciam violações de direitos. Os municípios recebem os recursos e ficam responsável pelas obras de construção.

Para o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, o fortalecimento da política da assistência social é essencial para a construção de um Estado mais igualitário e promissor. “Precisamos parar de vincular a assistência social com as vulnerabilidades ligadas apenas à renda, à pobreza. Precisamos mostrar que o desenvolvimento das cidades passam pela assistência social”, afirmou.