A Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana se mobilizou ontem em uma campanha de doação de sangue para o Hemonúcleo de Apucarana. Vinte e dois residentes contribuíram para o estoque do banco de sangue no município. A doações são mais que necessárias devido aos baixos estoques. Na unidade, que atende toda a 16ª Regional de Saúde, há um déficit de 34% de doações para a manutenção mínima dos centros médicos atendidos.
“Não estamos deixando de atender, mas há um trabalho enorme. Há tipos de sangue, em especial de Rh negativo, que temos que procurar em outras unidades Hemepar para conseguir duas bolsas para manter o estoque. Precisamos alertar a população que doe”, explica a assistente social Marta Haider, responsável pela captação do Hemonúcleo de Apucarana.
A baixa ocorre exatamente quando a demanda de cirurgias eletivas cresce, numa tentativa de atender aqueles pacientes que precisaram esperar por tratamento devido à crise do coronavírus. Somente no Hospital Norte Paranaense (Honpar), em Arapongas, a demanda aumentou em 50% pela procura de procedimentos cirúrgicos.
“Há duas semanas, a demanda cresceu muito. Sabemos do esforço que está sendo feito para atender à rede. Por isso, buscamos incentivar os familiares de quem precisou da transfusão para fazer uma ação solidária para ajudar a repor os estoques”, diz Adnes de Oliveira, responsável técnica da agência transfusional do Honpar.
Todos os centros médicos da região estão enfrentando a mesma situação. O Hemepar de Apucarana atende a Santa Casa de Arapongas, o Hospital Nossa Senhora de Fátima, o Hospital da Providência e o Instituto do Rim, ambos em Apucarana, além dos serviços nas UPAS.
Na prática, o suprimento mínimo da 16ª Regional de Saúde é de 800 bolsas de sangue por mês. Mas, atualmente, com muito esforço, o número só chega a 530. Antes da pandemia, a unidade chegava a receber 650 doadores, mas o número ideal é acima de 1.000. Isso porque há uma parcela das pessoas que, por critérios específicos, tem o sangue descartado. Além do sangue, as doações são feitas para a produção dos hemocomponentes, como os concentrados de hemácias e de plaquetas, plasma fresco congelado e crioprecipitado.