CIDADES

min de leitura - #

Ícone da cultura paranaense, Nitis Jacon morre em Arapongas

Da Redação

| Edição de 20 de dezembro de 2023 | Atualizado em 20 de dezembro de 2023
Imagem descritiva da notícia Ícone da cultura paranaense, Nitis Jacon morre em Arapongas

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A médica, atriz e diretora teatral Nitis Jacon de Araújo Moreira será sepultada hoje, às 10 horas, no Cemitério Jardim das Acácias, em Arapongas. Ícone da cultura paranaense e um dos maiores nomes das artes cênicas do Brasil, ela morreu aos 88 anos na terça-feira (19). 

Criadora do Festival Internacional de Londrina (FILO) em 1968, Nitis Jacon vinha enfrentando problemas de saúde nos últimos anos em decorrência do Alzheimer e estava reclusa em Arapongas. 

A diretora teatral era casada com o ex-prefeito araponguense, Abelardo de Araújo Moreira, também já falecido, e deixa três filhos, além de netos e bisnetos. 

Nitis Jacon nasceu em 1935 na cidade de Lençóis Paulista, em São Paulo. Dividiu sua vida entre Arapongas e Londrina, onde marcou época, trazendo nomes e companhias expressivas de teatro.   

Ela iniciou sua carreira com o grupo Gruta, de Arapongas, e depois chegou a Londrina, onde dirigiu o Núcleo 1 e Proteu. Nitis Jacon foi ainda vice-reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, entre outros inúmeros cargos. 

Os prefeitos de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSD), e de Londrina, Marcelo Belinati (PP), decretaram luto oficial de três dias nos respectivos municípios. 

“A Nitis levou o nome de Arapongas e do Paraná para todo o Brasil e o exterior através do teatro, que ela amava e dirigia tão bem. É uma grande referência que se vai, uma grande perda que nos entristece a todos”, afirmou Sérgio Onofre.