CIDADES

min de leitura - #

Idepplan alerta para uso indevido de vagas de idosos

DA REDAÇÃO

| Edição de 22 de agosto de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Das 186 multas aplicadas por uso indevido de vagas especiais em Apucarana neste primeiro semestre, 72% são relativas as vagas reservadas para idosos. Os dados são do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan). De janeiro a junho deste ano, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Apucarana aplicou 52 multas para uso indevido de vagas para deficientes e 134 multas para carros estacionados em vagas para idosos, sem uso da credencial obrigatória.  Boa parte das multas é lavrada para motoristas que têm o direito de usar as vagas, mas extrapolam limite ou esquecem de apresentar credencial.

O superintendente do Idepplan, Carlos Mendes, explica que, de março a abril, houve uma redução no número de multas aplicadas em razão da pandemia.  Como houve uma redução da atividade econômica, neste período a GCM priorizou a advertência verbal para não multar. Mesmo assim, na maioria das vezes, a multa acontece pela falta das credenciais nos veículos. “Existem aqueles que não se encaixam nos perfis de vagas especiais e acabam desrespeitando na hora de estacionar, mas, na maioria das vezes, as pessoas que têm direito às vagas acabam usando sem expor a credencial, por isso acabam sendo multadas”, explica. 
Mendes conta que na maioria das vezes, essa situação acontece em relação as vagas para os idosos. “A vaga do idoso é rotativa e gratuita, porém deve-se respeitar o período de duas horas. O que ocorre muitas vezes é o abuso em relação ao horário. Ele não é multado pelo uso da vaga, mas acaba sendo notificado em R$ 16 pelo abuso do horário. Outra situação que ocorre com muita frequência em relação as vagas reservadas para idosos é o esquecimento de expor a credencial que garante o direito. Se o agente de trânsito chega no veículo estacionado e a credencial não está exposta, certamente a multa será lavrada” esclareceu. 
Apucarana tem hoje 6.283 veículos cadastrados para utilizar as vagas especiais de estacionamento rotativo na região central da cidade. Destes, 752 credenciais são relativas a portadores de deficiência e 5.531 são para uso de idosos. 

SERVIÇO
credencial para uso das vagas especiais em Apucarana é gratuita. Para requisitar o documento, portadores de deficiências e idosos acima de 60 anos devem procurar o Departamento de Trânsito do município na Rua Tamandaré nº 513, munidos de documentos pessoais e laudo médico no caso de portadores de deficiência.