CIDADES

min de leitura - #

IFPR vai selecionar alunos através de sorteio

DA REDAÇÃO

| Edição de 27 de janeiro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O processo seletivo do Instituto Federal do Paraná (IFPR) para ingresso em cursos técnicos de nível médio na modalidade presencial encerra em 08 de fevereiro. As inscrições, no valor de R$ 25, podem ser feitas no site do IFPR. Excepcionalmente neste ano, devido à pandemia de Covid-19, o processo seletivo para ingresso não terá provas presenciais e a seleção será realizada por sorteio público, de 01 a 03 de março, e será online. 
De acordo com Ricardo Rodrigues de Souza, diretor do IFPR de Ivaiporã, as vagas no campus do município são para novas turmas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. 
Para o curso técnico em agroecologia são 35 vagas, para técnico em eletrotécnica foram disponibilizadas 40 vagas, além de 30 vagas para curso técnico de informática. “Para todos, o estudante precisa ter encerrado ensino fundamental para com a gente o ensino médio junto com o profissionalizante. Em quatro anos, ele já sai com habilitação técnica”, comenta. 
Souza disse ainda que opção pelo sorteio público para o preenchimento das vagas foi adotada pensando na segurança dos alunos. “Uma prova de processo seletivo leva umas três horas com os estudantes fazendo prova. Mesmo que se fizesse o distanciamento, seria muito arriscado colocar 30 a 40 estudantes fazendo provas”. 
O IFPR destina 80% das vagas à inclusão social: 60% para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas, 10% para os candidatos autodeclarados pretos ou pardos; 5% aos candidatos autodeclarados indígenas; e 5% aos candidatos com deficiência. Os 20% restantes do total de vagas são destinados à ampla concorrência.