CIDADES

min de leitura - #

Interligação na zona sul de Arapongas reduz pela metade trajeto até o centro

CINDY SANTOS ARAPONGAS

| Edição de 19 de maio de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A nova via de acesso ao Conjunto Piacenza, na zona sul em Arapongas, que será entregue hoje pela prefeitura, reduz pela metade o tempo de deslocamento até o centro da cidade. Antes, os moradores levavam quase 30 minutos até a área central. Com a nova rua, a média caiu para 15 minutos. O pedreiro Décio Rosaneli, 59 anos, calculou que antes rodava 4 quilômetros a mais de carro. “Essa via beneficiou todos os moradores do bairro que agora vão economizar tempo, gasolina e consequentemente, dinheiro”, observa. 

O estudante Ruan Alves de Souza, 18 anos, morador do Jardim Paulino Fedrigo disse que precisava fazer um trajeto muito maior para ir até a casa da avó, que mora no Conjunto Piacenza. “Eu precisava dar a volta pela Avenida Rouxinol até chegar na casa da minha avó, que mora no bairro ao lado. Agora só ando algumas quadras e já estou na casa dela”, afirma.
A auxiliar geral Sheila Moura, 34 anos, disse que aguardava a conclusão da obra com muita ansiedade. Segundo ela, o bairro era mais isolado e os moradores eram prejudicados pela falta de uma via de acesso mais rápido. “Era uma obra muito esperada, pois eu demorava meia hora para chegar ao centro. Tinha que dar a volta para pegar a Avenida Rouxinol. Agora ficou mais fácil”, comenta. 
Moradores que vivem na zona rural, em áreas como a Mantiqueira, Ponte Seca e regiões da Colônia Esperança também foram beneficiados com a nova via de acesso, que será inaugurada hoje, às 10 horas. A obra compreende um trecho com 300 metros de pavimentação, construção de rede de drenagem, urbanização e também uma ponte sobre o Ribeirão Mantiqueira, situada na Rua Dançarino-Vermelho, além de uma transposição sobre o córrego Alecrim e implantação de sistema de iluminação. O investimento foi de R$ 2,5 milhões, com recursos próprios do município. 
A inauguração contará com rua de recreio, organizada pela Secretaria de Cultura, Lazer e Eventos, com brinquedos, pipoca e algodão doce, tudo gratuitamente para as crianças. 
O prefeito Sérgio Onofre destaca que a obra é estratégica e faz parte de um planejamento da prefeitura para melhorar as condições de mobilidade urbana no município. “Mais um obra que vem ao encontro das necessidades da população, promovendo um trânsito mais organizado, segurança e mobilidade urbana. A interligação de bairros será desenvolvida também em outras regiões da cidade. Estamos satisfeitos com o resultado alcançado. Será a nossa 37ª obra entregue aos araponguenses, o que reforça que estamos no caminho certo”, salientou o prefeito Sérgio Onofre.