CIDADES

min de leitura - #

Ivaiporã adota plano de ação para garantir acessibilidade

Da Redação

| Edição de 20 de outubro de 2022 | Atualizado em 20 de outubro de 2022
Imagem descritiva da notícia Ivaiporã adota plano de ação para garantir acessibilidade

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O desrespeito ao atendimento preferencial, incluindo nas vagas de estacionamentos, e as normas gerais para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, motivaram uma reunião entre a representantes da Prefeitura de Ivaiporã, Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais. No encontro, foram definidas várias ações visando garantir o cumprimento das medidas garantidas por leis federais. 

A pauta foi debatida pelos membros dos Conselhos Municipais dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência de Ivaiporã, presididos respectivamente por Jair Burato e Jéssica Anali da Silva, junto à presidente da Câmara de Vereadores, Gertrudes Bernardy, e pelo técnico em edificações do Departamento de Obras da Prefeitura, Paulo Ricardo Backe, no Centro Cultural Olívia Hauptmann. 

Para resolver o problema das vagas destinadas aos idosos e deficientes, que são ocupadas indevidamente, será encaminhado ofício ao comandante da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Ivaiporã, major Rangel Calixto, para fiscalizar e multar motoristas que descumprem a Lei 10.098/2000. 

Durante a reunião também ficou estabelecido que uma equipe composta por deficientes e idosos fará uma vistoria no centro da cidade para averiguar onde é necessário haver mais rampas de acessibilidade. 

Quanto às filas nos bancos e lotéricas, a Promotoria de Justiça dos Direitos do Idoso da Comarca de Ivaiporã será oficializada para a tomada de providências em respeito à Lei Federal 10.048/2000, que garante atendimento preferencial. 

Entre as ações, também foram definidas ações de conscientização. No dia 5 de novembro, os Conselhos Municipais dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência irão conscientizar os motoristas sobre as faixas de pedestre, velocidade e vagas de estacionamento com distribuição de panfletos na Praça Manoel Teodoro da Rocha.