CIDADES

min de leitura - #

Ivaiporã aposta em aulas dança para incentivar atividade física

Ivan Maldonado

| Edição de 16 de outubro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Desde o mês passado, a Prefeitura de Ivaiporã está levando, gratuitamente, aulas de dança e ritmos à população dos bairros. Com o programa Ivaiporã Cidade Viva, os departamentos de Esporte e Cultura incentivam a prática de atividades físicas nas comunidades. O programa se soma a outras iniciativas já implementadas pela administração pública para despertar o interesse da busca por uma vida mais saudável. 

Imagem ilustrativa da imagem Ivaiporã aposta em aulas dança para incentivar atividade física


No total, são cinco locais onde as aulas são desenvolvidas tando na área rural  -  nas comunidades de Alto Porã (segunda-feira), Santa Bárbara (terça), Jacutinga (quarta) - quanto no urbano,com aulas no Jardim Iporã (sexta). As atividades começam sempre às 14h30. Nas quintas-feiras, as aulas acontecem às 18h30, em frente ao Departamento de Meio Ambiente, no Parque Jardim Botânico, no centro da cidade. O local também é palco do projeto nos últimos domingos do mês, com aulas às 16h30. 
Rosa Maria Dalago, que mora no distrito de Jacutinga, é uma das participantes que, desde o lançamento do programa, não perde uma aula. "Para nós, que somos mulheres é um projeto muito bom, pois além da atividade física é também muito divertido. É ótimo estar aqui. Se for preciso eu venho até debaixo de chuva”, comenta. 
A secretária municipal de Cultura, Amanda Amaral Rafael, coordenadora do programa, destaca o objetivo do Ivaiporã Cidade Viva. "Queremos levar atividades físicas aos mais diversos bairros de Ivaiporã. Em todos os espaços que temos ido, o programa tem uma grande aceitação por parte das pessoas que querem mudar a qualidade de vida e ter um tempo também para se divertirem. Então é um projeto para cuidar da saúde, corpo e mente e que também integra a comunidade”, diz. 
Em média, cada localidade tem recebido cerca de 60 pessoas para os treinos. 
Sabrina Trasserre, personal que ministra as atividades, explica que não se trata de um curso de dança. “É um método de treinamento com objetivo de perda de peso, coordenação, tonificação muscular dentro da música e, consequentemente, as pessoas aprendem algumas coreografias, nos mais variados ritmos", comenta.