CIDADES

min de leitura - #

Ivaiporã entra em alerta contra dengue

Da redação

| Edição de 08 de janeiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com 76 casos já confirmados e  111 notificações, Ivaiporã entrou em estado de alerta contra a dengue. Os números foram divulgados ontem pela prefeitura que está intensificando as ações contra o mosquito Aedes aegypti. Em todo estado, segundo último boletim da Secretaria de Estado da Saúde, 5,3 mil pessoas já contraíram a doença neste ano epidemiológico.

Na semana passada, a Prefeitura de Ivaiporã, por intermédio do Departamento Municipal de Meio Ambiente/Serviços Urbanos, e a Vigilância Sanitária realizou mutirões de combate ao mosquito na Vila Nova Porã e Jardim Guanabara I e II, onde há o maior número de casos de dengue. 
“É importante que a população ajude eliminando possíveis reservatórios de água, porque é impossível cobrar do poder público a limpeza do quintal de cada morador do município. O mosquito da dengue só será combatido se houver conscientização e responsabilidade”, declarou o prefeito Miguel Amaral. 
Conforme o diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Alaercio Bufalo, foram recolhidos 14 caminhões de recipientes e entulhos na Vila Nova Porã, e 10 caminhões no Jardim Guanabara I e II. A recolha foi resultado do acúmulo em quintais e terrenos.
O diretor do Departamento Municipal de Saúde, Claudeney Martins, explicou que o período do verão é o mais propício à propagação do mosquito Aedes aegypti por causa das chuvas. “A população precisa se conscientizar sobre os riscos de manter criadouros em imóveis residenciais ou comerciais, porque é impossível cobrar providências apenas do poder público. É fundamental eliminar recipientes que acumulam água parada, tais como pratos de vasos de plantas, lixeiras, garrafas pet, latinhas e pneus – e manter limpos coletor de água, ralos, lajes e calhas”, alertou diretor do Departamento Municipal de Saúde, Claudeney Martins.

PARANÁ 
O primeiro boletim do ano sobre casos de dengue no Paraná divulgado ontem pela Secretaria da Saúde do Paraná registra 5.343 casos confirmados de dengue; são 2.050 casos a mais que o informe anterior publicado em 17 de dezembro. O aumento representa um incremento de 62,25%. 
“Estamos em alerta total no Estado, apoiando as ações de combate realizadas pelos municípios e orientando a população por meio de campanha de prevenção destacando que dengue Mata e que é preciso uma mudança de atitude no que diz respeito aos cuidados nos nossos domicílios, eliminando os criadouros do mosquito que transmite a dengue. Vale repetir sempre que cerca de 80% dos criadouros estão nas casas, nos quintais e ambientes internos; por isso é necessário uma verificação semanal. É um dever como cidadão”, afirma o secretário de Estado da Saúde Beto Preto.
Hoje, são 15 municípios em situação de epidemia.

Imagem ilustrativa da imagem Ivaiporã entra em alerta contra dengue