A partir de março, a coleta seletiva de Ivaiporã entra em uma nova fase. Com a entrada em funcionamento do centro de triagem, compostagem e reciclagem, haverá aumento na coleta do lixo seletivo domiciliar, que passará de 4 toneladas para cerca de 17 toneladas ao dia. O novo centro de triagem será utilizado pela Cooperativa de Materiais Recicláveis de Ivaiporã (Copemari) que atualmente funciona em espaço alugado no Jardim Belo Horizonte. Os investimentos da Prefeitura são de aproximadamente R$ 650 mil na construção do barracão, setor de compostagem, instalação de energia elétrica e abastecimento de água.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Jaime Ayres, atualmente a Copemari recicla a 20% do volume do lixo domiciliar da cidade, a intenção é reciclar 85%. “Nós temos dois tipos de coleta domiciliar. A que vem separada das residências e a outra sem separação recolhida pelos caminhões de forma convencional, esse material passará pela esteira do centro de triagem e teremos um lixo seletivo de segunda”.
O lixo úmido, tais como, restos de comidas, cascas de frutas e legumes, cascas de ovos, podas de árvores, folhas secas, irá para a compostagem e será transformado em adubo. “Para as trincheiras do aterro sanitário irá somente o resíduo que não se aproveita para nada”, destaca Ayres.
Ele explica ainda que também haverá aumento da coleta seletiva de lixo e alteração das rotas pelos bairros. Atualmente, o serviço é realizado nos turnos da manhã, tarde e passará também a ser coletado no período noturno em toda a cidade. Ainda, segundo Ayres a cooperativa que atualmente gera 12 empregos deverá ampliar e gerar mais 25 novas vagas com a entrada em funcionamento do centro de triagem e reciclagem.
O prefeito Luiz Carlos Gil (PSDB) diz que, além de cumprir a politica nacional de resíduos, o barracão de reciclagem cumpre uma importante função social, ao garantir maior qualidade de trabalho para as famílias que sobrevivem da coleta do material reciclável.