A instalação do sistema de estacionamento rotativo de Ivaiporã, a zona azul, deve ser iniciada no 1 trimestre de 2025. A licitação para contratar a empresa responsável pelo serviço está marcada para 7 de janeiro. A informação foi divulgada pelo prefeito reeleito Carlos Gil no início desta semana.
Segundo o prefeito Carlos Gil, as etapas iniciais do projeto, como audiências públicas e aprovação de leis, já foram concluídas. Ele garantiu que empresas experientes, com atuação em cidades como Londrina, Maringá, Apucarana, Cornélio Procópio, dentre outros, devem disputar o processo de licitação.
“O objetivo da Zona Azul não é arrecadar, até porque a empresa fica com 75%, mas disciplinar e organizar o trânsito. Queremos facilitar o acesso ao comércio, já que hoje é difícil encontrar vagas. Sabemos que há resistência por parte de alguns comerciários que vão trabalhar de carro, mas criamos alternativas”, explicou.
Como parte das medidas para melhorar o transporte coletivo gratuito, a prefeitura adquiriu mais cinco novos ônibus, com capacidade para até 94 passageiros. O terminal rodoviário também está sendo reformado e será entregue em março. Além disso, a cidade contará mais com duas novas linhas de ônibus, o que ampliará em 60% os custos operacionais, mas já está previsto no orçamento. Segundo Gil, com a melhoria no sistema, a prefeitura espera que mais comerciários adotem o transporte coletivo como principal forma de locomoção ao trabalho.
A prefeitura também aposta na ciclovia que corta Ivaiporã, incentivando o uso de transporte alternativo. “Estamos organizando a cidade para o futuro. As mudanças podem causar desconforto no início, mas trarão benefícios para todos”, concluiu o prefeito.
João Carlos Leandro da Silva, ex-morador de Ivaiporã que mora em Sorocaba há mais de 20 anos, elogiou a iniciativa. “Acho positivo. Em Sorocaba, funciona direitinho, e acredito que aqui também vai dar certo. Vai organizar o trânsito e não pesar no bolso das pessoas”
Ariane Maldonado, bancária, também aprovou o projeto. “A Zona Azul será importante para o comércio, algo que tem sido solicitado a bastante tempo. Além disso, com a ciclovia, quem mora por perto pode usar bicicleta. Acho que será válido para a cidade”, completou.
COLETIVA
Na coletiva de avaliação de seu mandato atual, Carlos Gil destacou avanços na infraestrutura, nas áreas de saúde, educação, cultura, esporte e assistência social. “Estamos mudando a cidade e o campo. As obras que são realizadas nos quatro cantos do município melhoram a vida, geram emprego, valorizam imóveis e impulsionam a economia. Vamos continuar ouvindo e trabalhando para avançar ainda mais na próxima gestão”, afirmou o prefeito.