CIDADES

min de leitura - #

Jandaia inicia projeto de arborização

Da Redação

| Edição de 05 de janeiro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Jandaia do Sul, através do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, deu início a um novo projeto de arborização urbana. A meta é substituir árvores condenadas por novas plantas, além de arborizar ruas onde isso ainda não foi feito.

Imagem ilustrativa da imagem Jandaia inicia projeto de arborização

Segundo o Diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente Salvador Moreti, a estimativa é que cerca de 3 mil novas árvores sejam plantadas na área urbana. A prefeitura está plantando espécies de oiti. “Essas árvores são de médio porte, aceitam bem podas, não estouram calçadas e não derrubam muitas folhas, de forma que são perfeitamente adequadas para áreas urbanas”, afirma Moreti.
Ele destaca que as mudas são provenientes do viveiro municipal e vão, principalmente, substituir árvores que inadequadas e condenadas. Ele destaca que a cidade tem muitas espécies de sibipuruna – espécie inadequada para área urbana por ser muito frondosa e de raízes extensas.
Ele destaca que além do aspecto paisagístico, a arborização também tem a função de garantir proteção contra vento, sombreamento, diminuição da poluição sonora, absorção da poluição atmosférica e diminuição das ilhas de calor.
O diretor pede ainda que a população auxilie no processo, cuidando das mudas que a prefeitura está plantando. “Além de algumas regas, a gente pede conscientização para que a população cuide das mudas, que tenha apreço pelas plantas que a prefeitura está fazendo a parte dela”, comenta.