CIDADES

min de leitura - #

Lagoa se forma na beira da PR-444 em Arapongas

Cindy Annielli e Renan Vallim

| Edição de 19 de janeiro de 2016 | Atualizado em 02 de dezembro de 2016

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A chuva que atingiu a região nas últimas semanas provocou grandes prejuízos em Arapongas, levando pontes, provocando rachaduras em casas e deixando a cidade sem água tratada. E se nas torneiras da cidade a água só voltou ontem, em outro ponto a abundância trazida pela chuva criou um novo cenário. Com o excesso de água, uma represa transbordou e a água invadiu uma plantação de soja, formando um lago à beira da PR-444, na saída para Londrina.

Imagem ilustrativa da imagem Lagoa se forma na beira  da PR-444 em Arapongas

O ‘novo lago’ reuniu muitas pessoas no fim de semana, atraindo principalmente os amantes da pescaria e até um piloto de jet ski. O aposentado Nilson Ferreira 54 anos, de Arapongas, descobriu o local ao passar pela rodovia no domingo. "Vi várias pessoas pescando e decidi parar para ver de perto", conta ele. Logo ele buscou seus equipamentos, como vara, molinete e anzol, e voltou ontem ao local e conseguiu pegar três tilápias ontem. "É um lugar muito bonito. E já que a natureza criou esse lago por conta própria, acho que deveriam investir, cercar o lago e construir quiosques", opina.

Osmar dos Santos, 70 anos, compartilha da mesma opinião. "Acho que devia fazer uma área de lazer, com pista de caminhada, porque a cidade está precisando. Pescar é meu hobby e se eu pudesse, morava na beira de um rio", comenta.

O lago, entretanto, apresenta grande perigo aos frequentadores que ficam sentados à beira da PR-444, que registra grande movimento de veículos, sobretudo de caminhões. Por conta da interrupção do tráfego no KM-2, onde uma cratera foi aberta pelas chuvas, o movimento no trecho trem sido menor nos últimos dias. Ontem, entretanto, as obras de recuperação foram iniciadas. Por nota, a prefeitura informou que está ciente da situação e que preza pela segurança da população. Contudo, está analisando o caso com cautela por se tratar de uma propriedade particular.

Abastecimento de água é retomado

Após quase uma semana sem abastecimento de água, Arapongas teve o sistema restaurado. De acordo com a Sanepar, a produção e distribuição de água foram normalizadas na madrugada. Porém, várias áreas da cidade ainda estavam sem abastecimento na tarde de ontem. O problema foi ocasionado pelas fortes chuvas registradas na última segunda-feira (11).

No início da tarde de ontem, a Sanepar divulgou uma nota oficial apontando que restabelecimento da captação de água no Ribeirão dos Apertados foi realizado no início da madrugada de ontem e, às 4 horas da manhã, ela começou a ser distribuída para as casas. No entanto, segundo a nota, “o retorno do abastecimento pode demorar mais para moradores das regiões mais distantes das áreas dos reservatórios”. A expectativa era de que, até a noite de ontem, a situação já estaria normalizada por completo.

A cidade ficou sem água após as chuvas elevarem o nível do Ribeirão dos Apertados, inundando o sistema de captação de água. A situação ficou ainda mais difícil por conta das enxurradas ao longo da estrada que leva até o local. Várias pontes foram levadas e o acesso só foi possível com a ajuda de jipeiros, que passaram por dentro de propriedades particulares.

Em Apucarana, a situação voltou ao normal no final de semana. Já na sexta-feira (15), parte da cidade contava com água encanada normalmente. No entanto, alguns bairros mais afastados ainda tiveram que esperar até o sábado para receber o suprimento, sobretudo na zona leste