CIDADES

min de leitura - #

Lidianópolis sedia o I Encontro das Casas Familiares Rurais

Da Redação

| Edição de 26 de junho de 2024 | Atualizado em 26 de junho de 2024
Imagem descritiva da notícia Lidianópolis sedia o I Encontro das Casas Familiares Rurais

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Centro de Eventos Nelson Lourenço, em Lidianópolis, sediou o primeiro I Encontro das Casas Familiares Rurais do Vale do Ivaí. O evento reuniu alunos e educadores das instituições de Lidianópolis, Cândido de Abreu e Rosário do Ivaí, com o objetivo de celebrar e valorizar a pedagogia da alternância, um modelo de ensino inovador que combina teoria e prática. O evento contou com palestras e, ao final, um tour pela área experimental.

Simone Aparecida Quiezi, diretora do Colégio Estadual do Campo Dom Pedro I, que é a escola base da Casa Familiar Rural de Lidianópolis, destacou a importância do encontro para divulgar e valorizar a pedagogia da alternância: “Esse modelo de ensino técnico agrícola, oferecido nas casas familiares rurais, muitas vezes não é conhecido pela população. Então, o objetivo do encontro é mostrar esse modelo tão importante que forma técnicos para o trabalho no campo”.

Esse método de ensino, que combina aulas teóricas e práticas, visa formar jovens preparando-os para os desafios da agricultura familiar. “Uma semana eles ficam na Casa Familiar estudando, com aulas em período integral. Na semana seguinte eles levam para suas residências os módulos de atividade e a atividade prática a ser desenvolvido na sua propriedade”, explica Simone. 

O engenheiro agrônomo e coordenador pedagógico da Casa Lar de Lidianópolis, Matheus Vinícius Oliveira Brunk, destacou que o encontro também reuniu parte prática.

“Após o término do encontro, os participantes tiveram a oportunidade de visitar a área experimental, cedida pela Agrícola MK. Lá, puderam observar na prática o cultivo de diversas culturas, como milho, mandioca, gergelim, alfafa e gramíneas leguminosas”.

Ele também destacou que, seguindo a dinâmica de aprendizado prático, a instituição de Lidianópolis também abriga projetos de hidroponia e horticultura em parceria com a APAE. “Essas iniciativas demonstram a versatilidade da pedagogia da alternância e o compromisso das Casas Familiares com o desenvolvimento integral dos alunos”, completou o engenheiro agrônomo.