O primeiro caso autóctone de dengue do período epidemiológico 2016/2017 no Paraná foi confirmado no município de Londrina, região norte do Estado. A confirmação mostra que, mesmo no inverno, é possível contrair a doença. Por isso, os cuidados para evitar a dengue devem continuar. Além da eliminação de focos de água parada, o Governo também oferece a vacina como estratégia de prevenção.
“Por registrar epidemias frequentes nos últimos cinco períodos epidemiológicos, Londrina é um dos 30 municípios do Paraná contemplados com a vacina da dengue. Apesar dos números preocupantes, a adesão à campanha no município está abaixo do esperado”, comenta a superintendente de Vigilância em Saúde, Cleide de Oliveira.
A superintendente explica que um dos motivos que justificam a baixa adesão é a estação de baixas temperaturas, que reduz a incidência da doença. “Estamos em um período de calmaria. As pessoas acabam esquecendo e deixando de se preocupar com a dengue. Entretanto, a vacinação no inverno é estratégica”, diz Cleide.
A primeira fase da campanha da vacina contra a dengue começou no dia 13 de agosto e vai até 3 de setembro. De acordo com a diretora médica da Sanofi Pasteur, empresa responsável pela produção da vacina, Sheila Homsani, a partir da primeira dose inicia-se a proteção.
CIDADES
MAIS LIDAS
-
Política
14/09Confira a agenda dos candidatos à Presidência para esta quarta (14/9)
-
Economia
23/12Federações se dividem sobre futuro da greve na Petrobras
-
Economia
23/12Prévia de 0,25% mostra inflação de 2025 dentro da meta do governo
-
Cidades
02/04Ivaiporã investe R$ 2,2 mi para modernizar acesso a distrito
-
COLUNA DA TRIBUNA
25/05Greca quer vice mulher