CIDADES

min de leitura - #

Mais de 11 mil famílias da região têm direito a parabólicas digitais

Fernando Klein

| Edição de 02 de dezembro de 2022 | Atualizado em 02 de dezembro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Onze mil e quinhentas famílias de Apucarana e Arapongas já podem fazer o agendamento para a instalação gratuita da nova parabólica digital em suas residências em substituição à antena parabólica tradicional. São 6 mil kits previstos em Apucarana e 5,5 mil em Arapongas, segundo a Siga Antenado, instituição responsável em fazer essas trocas.

Para conseguir o kit gratuito com a nova parabólica digital, é preciso, no entanto, atender alguns requisitos: ser inscrito em programas sociais do Governo Federal e ter na residência uma parabólica tradicional instalada e funcionando. Para obter informações, tirar dúvidas ou fazer o agendamento, os interessados devem ligar para o número 0800 729 2404 ou acessar o endereço eletrônico da Siga Antenado https://sigaantenado.com.br/ e inserir o CPF ou NIS.

Na região Norte do Paraná, 50 mil famílias serão beneficiadas. A mudança é necessária para que a tecnologia 5G possa ser ativada com todo o seu potencial. Como a tecnologia vai operar na mesma frequência da parabólica tradicional (Banda C), a população que utiliza esse serviço para receber sinal de TV aberta deverá substituir seus equipamentos.

Segundo o presidente da Siga Antenado, Leandro Guerra, a nova parabólica digital oferece melhor qualidade de imagem e de som, programação regional e vai continuar sendo gratuita. “É muito importante que as pessoas procurem nossos canais de atendimento o quanto antes para saber se têm direito ao kit gratuito”.

As famílias que utilizam outros sistemas de transmissão como antena digital espinha de peixe (instalada no alto da casa), antena digital interna e TV por assinatura, mesmo que beneficiárias de programas sociais, não estão enquadradas nas exigências para conseguir o equipamento e a instalação gratuita. A Siga Antenado é uma instituição não governamental criada por determinação da Anatel

SEGUNDA ETAPA

Esta é a segunda etapa no processo de instalação de sinal digital. Em 2018, uma outra instituição sem fins lucrativos - a Seja Digital - previa a distribuição de 17,3 mil kits em Apucarana, com antena, conversor com controle remoto e cabos. Naquela oportunidade, o objetivo era substituir o sinal analógico pelo digital. Na atual etapa, ocorre a substituição das antenas parabólicas convencionais. (FERNANDO KLEIN)