CIDADES

min de leitura - #

Mais Vida Animal’ soma mais de 500 castrações

DA REDAÇÃO

| Edição de 07 de outubro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Mais de 500 animais tutelados por famílias de baixa renda de Apucarana foram esterilizados junto ao Centro Municipal de Saúde Animal (Cemsa) por intermédio do Programa Mais Vida Animal. A iniciativa teve início em abril deste ano e, além de castração gratuita de cães e gatos, também garante auxílio mensal a cuidadores independentes com repasse mensal de ração – já foram cerca de 8 toneladas nos últimos sete meses - e atendimento veterinário a animais vítimas de abandono ou maus-tratos.

A porta de entrada para obtenção da castração gratuita de cães e gatos (machos e fêmeas) é o Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). “Entre os requisitos legais para ter direito ao benefício, além de estar inscrita no CadÚnico do Governo Federal, o interessado precisa ter renda familiar mensal de até meio salário-mínimo por pessoa”, explica Luan Rafael da Silva Santos, coordenador do Cemsa. Segundo ele, o número de castrações é limitado a dois animais ao ano, por família. “Este programa é uma iniciativa pensada e planejada pelo prefeito Júnior da Femac que coloca Apucarana entre os municípios paranaenses que mais protegem a vida animal”, assinala.
Desempregado, o morador do Núcleo Habitacional Papa João Paulo I, Renildo de Jesus, ficou sabendo do programa através da psicóloga do CRAS. “Estou sem emprego no momento e quando fui retirar uma cesta básica fiquei sabendo do programa de castração, que foi uma bênção. Desde o cadastro do pedido foi tudo muito rápido e hoje a Laila foi operada. Correu tudo bem e agora não corre mais o risco de procriar, já que tenho em casa outros dois cães machos não castrados”, reportou de Jesus. 
O prefeito Junior da Femac salienta que para este ano o orçamento de execução do programa é de aproximadamente R$500 mil. “Esta iniciativa também já repassou perto de 8 mil quilos de ração a cuidadores independentes, garantindo auxílio alimentar complementar a centenas de animais”, revela Júnior da Femac.
Com mais de 30 anos dedicados à causa animal, Elizabeth Lahnovych é uma das fundadoras do canil municipal e hoje atua como protetora independente. Moradora do Jardim Aclimação, sob sua guarda direta estão mais de 40 cães. Ela é uma das beneficiadas com repasse mensal de ração. “Esta ajuda estabelecida é muito valiosa para todos nós, pois a despesa que temos é muito grande. Quero parabenizar a prefeitura pelas mais de 500 castrações dentro do programa. A castração em massa é uma medida que nós, protetores, lutamos há mais de 20 anos”, disse Elizabeth.