CIDADES

min de leitura - #

Mapeamento aponta quatro áreas com potencial de crescimento em Apucarana

Cindy Santos

| Edição de 13 de dezembro de 2023 | Atualizado em 13 de dezembro de 2023
Imagem descritiva da notícia Mapeamento aponta quatro áreas com potencial de crescimento em Apucarana

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Mapeamento do Ecossistema de Inovação de Apucarana, conduzido desde 2020 pelo Sebrae/PR, identificou quatro áreas de oportunidades para o empreendedorismo e o desenvolvimento científico/tecnológico na cidade e região. O estudo aponta a mecânica e automação, agronegócio, computação e a produção de químicos e materiais como áreas com potencial estratégico. 

A atualização do estudo, apresentada anteontem, traz uma visão abrangente da posição atual do município no cenário dos ecossistemas e traça os próximos passos para desenvolver a cidade como um polo inovador de tecnologia.

Os dados foram levantados durante análise do potencial de ciência, tecnologia e inovação que é determinado pela base científica existente. O potencial de Apucarana, por exemplo, foi avaliado a partir dos cursos de graduação, pós-graduação (mestrado e doutorado) de Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIs) com maior proximidade geográfica do município. 

Cinco instituições de ensino superior estão instaladas no município e região com a oferta de 41 cursos de graduação, sendo que 13 estão relacionados aos quatro eixos vocacionais que contribuem de forma exponencial para o desenvolvimento de inovações junto às quatro principais vocações do município: confecção, agronegócio, eletroeletrônicos e Tecnologia da Informação. A região também contempla quatro cursos de pós-graduação, na modalidade stricto sensu, que estão relacionados com as áreas estratégicas em ascensão.

A análise das ICTIs - que medem o potencial de gerar talentos no município e região - integra o segundo ciclo do mapeamento iniciado em 2020 a pedido do prefeito Junior da Femac (PSD), em parceria com o Conecta Apucarana, Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acia) e Sebrae. 

De acordo com o consultor do Sebrae, Tiago Cunha, em três anos de mapeamento o nível de Maturidade dos Ecossistemas de Apucarana evoluiu de 12,42 para 14,54, um aumento de 17%. “Agora em 2023 uma revisão deste mapeamento foi realizada pelo Sebrae, Conecta e Acia para medir a evolução do planejamento realizado em 2020. Além da revisão do nível de maturidade e o aumento da pontuação, o mapeamento também apresenta uma atualização do plano de ação construído em 2020”, destaca. 

O mapeamento do Ecossistema de Inovação foi desenvolvido pelo Sebrae Paraná e atualmente é utilizado nacionalmente pelo Sebrae nacional em todo o Brasil. O estudo no campo da inovação é um dos requisitos necessários para fazer o cadastramento do Parque Tecnológico e de Inovação do Vale do Ivaí (Vale da Inovação) junto à Secretaria de Estado da Tecnologia.

“Conecta” é instrumento de desenvolvimento, afirma prefeito

Durante a apresentação do mapeamento, o prefeito Junior da Femac (PSD) destacou que o Conecta Apucarana vem se consolidando como importante instrumento de desenvolvimento econômico e social na criação de um ambiente de inovação, além de apontar novos caminhos para melhorar a competitividade, a geração de empregos, renda e ampliação do capital intelectual das empresas locais.

“Além da destinação de recursos municipais para o Fundo Municipal de Inovação, destaco que a administração municipal tem dado respaldo legal ao Conecta, com a sanção de leis importantes, entre elas a Lei Municipal nº 17/2023, que institui o Programa de Estímulo ao Empreendedorismo e a Inovação, que permite aporte financeiro a potenciais empreendedores, residentes em Apucarana e que tenham ideias inovadoras que gerem impacto social, ambiental e econômico”, argumenta o prefeito.